Friday, 19 June 2009

30 Anos de Relacoes Diplomaticas Espanha-Mocambique


Anexo a este e-mail envio convite para o cóctail de inauguração da abertura da exposição que conmemora o 30º Aniversário das Relações Diplomáticas e de Cooperação entre Espanha e Moçambique, que terá lugar na Segunda-Feira 22 de Junho às 18:30h na Fortaleza de Maputo. Este evento enquadra-se no programa de actividades culturais, por ocasião da inauguração do

I Campus Euro-Africano de Cooperação Cultural .

Também aproveito para lembrar a todos, o espectáculo de flamenco da bailarina espanhola, María Pagés, que chega a Maputo para ofrecer o show “Flameco e Poesía”. O Espectáculo terá lugar no Domingo 21 de Junho às 18:30h no Centro Cultural da UEM. A entrada é livre.

19 de Junho de 2009


EXPOSICÃO 30º ANIVERSÁRIO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE ESPANHA E MOÇAMBIQUE: A COOPERAÇÃO HISPANO-MOÇAMBICANA

A Embaixada de Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem o prazer de anunciar a realização de uma Exposição que comemora o 30º Aniversário das Relações Diplomáticas e a Cooperação entre Espanha e Moçambique. Este evento enquadra-se no programa de actividades culturais, por ocasião da inauguração do I Campus Euro-Africano de Cooperação Cultural. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 23 de Junho até ao dia 30 de Junho na Fortaleza de Maputo de 10h a 12h e de 14h a 17h. A entrada é livre.

Espanha e Moçambique mantêm relações diplomáticas desde 1977. Esta exposição faz uma revisão das actuações mais destacadas destes 30 anos de história comum e mostra as linhas principais de acção conjunta entre ambos os países parceiros que estão actualmente em execução.

Durante estes 30 anos, a cooperação hispano-moçambicana atravessou diversas etapas. De início centrada no apoio à consolidação do processo de paz e a reconstrução do país após a guerra civil e, após uma etapa intensa de ajuda de emergência pós cheias de 2000, as prioridades da cooperação hispano-moçambicana formam evoluindo para acções de desenvolvimento de longo prazo. Nesse sentido, a actual estratégia de cooperação responde ao objetivo de apoiar as prioridades nacionais, estabelecidos no segundo Plano de Acção de Redução da Pobreza Absoluta (PARPA II) que estão por sua vez alinhadas com as Metas do Milénio.

Moçambique é considerado país prioritário e o primeiro receptor de ajuda da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em todo o mundo. Isso constitui um bom indicador do elevado nível de intensidade das relações entre ambos os países.

Uma grande variedade de actores e agentes participaram e participam da história viva da cooperação hispano-moçambicana, que continua escrevendo páginas que exemplificam um trabalho conjunto entre dois países parceiros, unidos por um vínculo genuíno de solidaridade e confiança mútua.

No comments: