Tuesday, 7 April 2009

Ocorrências

Maputo, Terça-Feira, 7 de Abril de 2009:: Notícias
As mortes nas estradas do país continuam na ordem do dia. Três pessoas morreram, dezoito ficaram feridas com gravidade e outras doze contraíram ferimentos ligeiros como consequência de dezanove casos de acidentes de viação registados ao longo da semana passada nas diversas artérias da cidade de Maputo. Para além dos óbitos e dos feridos, os sinistros também provocaram danos materiais nas viaturas. Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Comando da Cidade, Arnaldo Chefo, dos dezanove sinistros registados doze foram choques entre carros e sete atropelamentos carro/peão. O excesso de velocidade, má travessia, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e inobservância das regras de trânsito concorreram para a sinistralidade.
UMA pessoa perdeu a vida entre domingo e ontem por ter sucumbido à doença de que padecia quando procurou tratamento nos Serviços de Urgências do Hospital Central de Maputo (HCM). No mesmo período, 720 doentes que padeciam de várias enfermidades procuraram atendimento naquela unidade sanitária. Deste número, 560 sofriam de doenças como malária, febres, diarreias, dores de cabeça, entre outras classificadas como sendo doenças gerais. Enquanto isto, um total de 74 doentes tiveram ataques de asma, 52 contraíram ferimentos em vários acidentes de viação em que estiveram envolvidos, outros 26 foram vítimas de agressões físicas e 13 queimaram-se em circunstâncias não apuradas, segundo informações prestadas por Alexandre Filipe, enfermeiro-chefe das Urgências.
A POLÍCIA de Trânsito (PT) na cidade de Maputo aplicou ao longo da semana passada 300 multas a igual número de automobilistas por infracções diversas na via pública, num universo de 700 inspecções efectuadas. De acordo com o porta-voz da PRM, grande parte dos condutores foi multada por falta de observância das mais elementares regras de trânsito em algumas estradas. O nosso interlocutor disse que a PRM deteve no decurso das habituais operações dois indivíduos indiciados de pratica e envolvimento em vários tipos de crimes.

No comments: