Tuesday, 7 April 2009

MAIS UMA 'DIARREIA MAZANGAIANA' CAI POR TERRA! CANDIDATO DERROTADO DA RENAMO ENTREGA CHAVES DO MUNICIPIO!

Chale Ossufo assume presidência de Nacala

O MUNICÍPIO de Nacala-Porto, província de Nampula, tem desde ontem um novo presidente, Chale Ossufo, eleito na segunda volta do sufrágio para as autárquicas, a 11 de Fevereiro último.
A cerimónia de investidura aconteceu simultaneamente com a dos 20 membros da Assembleia Municipal pela Frelimo, uma vez que os restantes 19, da Renamo, não compareceram, ao contrário do que fizeram os munícipes, que estiveram em grande número para se despedir de Manuel dos Santos, presidente cessante, e receber Ossufo. A cerimónia de investidura dos órgãos autárquicos foi caracterizada por um ambiente ordeiro e de festa.

No seu curto discurso de posse, Chale Ossufo referiu estar consciente da difícil mas gratificante tarefa de dirigir o município de Nacala-Porto, o qual ocupa uma posição estrategicamente singular no contexto da economia da zona norte do país e da região austral de África.

“A cidade de Nacala-Porto enfrenta enormes desafios, sobretudo para a melhoria da prestação de serviços essenciais de abastecimento de água, redução do desemprego, combate à criminalidade e às doenças endémicas que afectam os munícipes, e o sucesso só será possível com o envolvimento comprometido dos munícipes em relação à edilidade” - disse o empossado.

Ainda ontem foram apresentados aos munícipes os novos vereadores, nomeadamente das áreas dos transportes, finanças, água e saneamento, Educação, Saúde e Acção Social, além de assuntos jurídicos, agricultura e pescas e indústria e turismo.

Entretanto, na manhã de ontem tomaram também posse 20 membros da Assembleia Municipal. Os restantes 19, representando a Renamo, não compareceram à cerimónia, por motivos não justificados. Entre eles encontra-se o presidente cessante do Conselho Municipal, cabeça-de-lista. Também não compareceu o presidente da Assembleia cessante, o que obrigou a que o acto fosse presidido pelo juiz-presidente do Tribunal Judicial Provincial, conforme reza a lei para estes casos.

Este órgão reuniu-se ainda ontem na sua primeira sessão extraordinária, para eleger o seu presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente Adelino Sandiconda, Ancha Mussa e Alberto Alexandre.

Na sua tomada de posse, Chale Ossufo recebeu as chaves e símbolos da cidade das mãos de Manuel dos Santos, seu predecessor, que proferiu um discurso reconciliador no qual chamou à atenção dos jovens em particular para respeitarem as decisões do Governo da cidade. Apelou aos munícipes no sentido de se distanciarem de actos que atentam contra o desenvolvimento da cidade, focalizando a desinformação, boato, desobediência, arruaça e outros comportamentos que interferem no crescimento do nível de educação das famílias. Disse que as diferenças políticas devem ser superadas e transformadas em forças para promover o crescimento da autarquia.

Por seu turno, o Ministro das Pescas, Cadmiel Muthemba, que representou o Governo, referiu que uma das vantagens da democracia é do cidadão eleger e ser eleito e, nessa perspectiva, dirimir os conflitos que possam surgir entre grupos de partidos diferentes, privilegiando o diálogo. “Deste modo, quero apelar a todos para que não dêem ouvidos aos que fazem apelos á violência e para que não se deixem intimidar por isso”.
Maputo, Terça-Feira, 7 de Abril de 2009:: Notícias

No comments: