Maputo (Canal de Moçambique) – O que a Reuters escreveu sobre o nascimento do MDM na Beira é o que muitos jornais de vários países estão a divulgar sobre o evento e disso vos damos conta. “Dissidentes do partido de oposição Renamo lançaram uma nova legenda antes das eleições nacionais em Moçambique, apresentando um sério desafio ao partido governista Frelimo, noticiou a rádio estatal na noite de sexta-feira”, refere a Reuters.
O provável líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, prefeito da Beira, deve enfrentar o actual presidente Armando Guebuza, da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), nas eleições gerais que devem acontecer entre Novembro e Dezembro.
Enquanto Guebuza e a Frelimo, que conduzem o país desde 1994, são amplamente tidos como favoritos, o MDM é visto como o primeiro desafio sério desde que a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) perdeu a credibilidade devido à fraca liderança do ex-líder rebelde Afonso Dhlakama.
“A abertura dessa convenção significa o nascimento de um partido, um movimento, que criará equilíbrio político na República de Moçambique”, afirmou o porta-voz do MDM, Geraldo Carvalho, à rádio estatal, segundo a Reuters.
Outros partidos pequenos devem participar das eleições, mas apenas a Frelimo e o MDM devem desempenhar um papel importante, conclui entretanto a agência noticiosa que estamos a citar.
“Moçambique, um dos países mais pobres da África e ainda dependente em grande parte da agricultura, se tornou popular com companhias estrangeiras e investidores interessados em explorar os vastos recursos minerais e energéticos do continente africano”, assim termina a Reuteurs.
(Redacção / Charles Mangwiro, Reuteurs)
What are professional footballers tucking into at Christmas?
-
A chef for Premier League footballers reveals how he keeps them fit and
healthy around Christmas.
13 hours ago
No comments:
Post a Comment