Wednesday, 4 March 2009

PARLAMENTO JUVENIL: Capacitação chega a Maputo

LIDERANCA, Advocacia e Participação é o slogan de um seminário de capacitação que tem lugar hoje e amanhã na cidade da Matola, província do Maputo.

Promovido pelo Parlamento Juvenil com o apoio da Konrad Adenauer, uma organização alemã, o seminário da Matola é continuação de outros tantos já realizados nas cidades de Pemba, em Cabo Delgado, Nampula, na província do mesmo nome, Quelimane, na Zambézia, Beira, em Sofala, e Inhambane. Os mesmos visam dotar os líderes juvenis de conhecimentos ligados à liderança e advocacia.

Salomão Muchanga, presidente do Parlamento Juvenil, disse ontem ao “Notícias” que o seminário da cidade da Matola integra pontos tais como o papel do Parlamento na democratização e desenvolvimento do país; processo de desenvolvimento da liderança e do pensamento estratégico; Assembleia da República na actividade legislativa e fiscalizadora da governação; projectos de lei; introdução e definição; conceitos de lei, modelos de projectos de lei, passos para a preparação de uma campanha de advocacia, entre outras matérias.

Estes encontros estão a ser facilitados por jornalistas, juristas e outros elementos entendidos em matéria de legislação.

Salomão Muchanga fez um balanço positivo dos encontros já realizados, indicando que os mesmos deram uma clara indicação de que os jovens querem liderar o futuro de Moçambique.

Afirmou que os participantes aos seminários vincaram a necessidade de ter em mente que “o amanhã se decide na luta de hoje”, sendo que cabe a eles decidir o amanhã com base no trabalho que realizarem no presente.

Indicou ainda que os jovens não vão vacilar perante os desafios que se apresentam para o futuro, cabendo-lhes assumir um papel proactivo na liderança desses mesmos processos.

PARLAMENTO JUVENIL EM JUNHO NA BEIRA

Entretanto, fontes ligadas ao Parlamento Juvenil asseguraram ao “Notícias” que a segunda sessão deste órgão vai ter lugar em Junho próximo na cidade da Beira.

Nesta sessão irão participar 150 jovens em representação de todas as províncias.

Refira-se que a primeira sessão do Parlamento Juvenil teve lugar em Dezembro último, na cidade de Maputo.

Salomão Muchanga, recordou em declarações ao “Notícias” que estes encontros têm em vista levar a juventude a conquistar o seu espaço no panorama nacional, na perspectiva de resolver os problemas deste grupo etário.
Maputo, Quinta-Feira, 5 de Março de 2009. Notícias

No comments: