Friday, 6 February 2009

“Mundial” de Futebol : Moçambique lança Aliança 2010


O GOVERNO moçambicano, através dos Ministérios do Turismo (MITUR) e da Juventude e Desportos (MJD) lança hoje, em Maputo, a Aliança 2010, um movimento para garantir um maior aproveitamento das oportunidades do Campeonato Mundial de Futebol a realizar-se no próximo ano na vizinha Africa do Sul.

De acordo com informações do MITUR, a Aliança 2010 visa garantir uma actuação mais coordenada entre as entidades governamentais e os diferentes intervenientes na preparação de condições para que Moçambique tire proveitos do “Mundial”, que pela primeira vez se realiza num país africano. Para o efeito, este movimento deverá contar com várias entidades individuais e colectivas.

Neste momento, várias entidades foram convidadas a aderir à iniciativa, esperando-se que a maior parte delas assine a carta de adesão junto do MITUR. A Aliança 2010 está também aberta a outras entidades que estejam interessadas em aderir à iniciativa.

A Aliança 2010 surge na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros, na sua 24ª Sessão Ordinária, de 11 de Setembro de 2007, da Estratégia sobre o Aproveitamento do “Mundial” de Futebol, a decorrer na África do Sul.

A estratégia visa fazer do “Mundial” de 2010 uma oportunidade para divulgar a imagem positiva de Moçambique, colocando o país no mapa do turismo mundial e atrair investimentos, bem como trazer mais turistas.

Nesse contexto, a Aliança vai contribuir para acelerar a implementação dos projectos do “Mundial” de 2010 em curso no país, de forma sistematizada e eficiente.

A nível do Governo, vários projectos e programas estão em curso, dentre os quais a modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, a construção do Posto de Paragem Única na Fronteira de Ressano Garcia, na província do Maputo, junto à África do Sul. Por outro lado, decorre a construção do Estádio Nacional, no Zimpeto, e a reabilitação do Estádio da Machava, entre outras acções.

Maputo, Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2009:: Notícias

No comments: