Saturday, 24 January 2009

Produção de mel: Fortalecer apicultores para o mercado externo

COMO passar de uma produção subsidiada para comercial, aumentar as áreas de produção, melhorar a qualidade das colmeias, fazer uma localização dos mercados em todos os níveis e fortalecer a estruturação de grupos de apicultores são alguns dos principais desafios saídos de um encontro nacional de auscultação realizado recentemente em Gorongosa, na província de Sofala.

No referido encontro também foi abordada a necessidade de se criar incentivos junto da banca e outros parceiros para o direccionamento de créditos, bem como envolver outros actores e provedores de serviços na cadeia de produção.

Promovido pelo organismo UNIDO, tomaram parte na reunião de auscultação elementos provenientes de Sofala, Manica e Inhambane, dentre apicultores, instituições de ajuda, governamentais e outros. Entre os resultados esperados, segundo os debates havidos, foram iniciados três planos de negócios para as áreas de assistência técnica, com enfoque para a conservação e preservação da floresta, desenho e qualidade das colmeias, melhoramento das facilidades para colheita e processamento, empacotamento e armazenamento do mel e estabelecimento de indústria com tendência para grandes mercados.

Mário Norman, consultor, disse que o principal objectivo do encontro era de auscultar junto dos apicultores quais os principais problemas e desafios que os mesmos enfrentam para a comercialização do mel em quantidade e com padrões de qualidade exigidas pelos mercados.

“Queríamos discutir e identificar potenciais iniciativas, intervenções e programas para promoção da cadeia de valores do mel, além de igualmente analisarmos quais as barreiras, oportunidades e incentivos necessários para promover com sucesso a cadeia de valores do mel” - explicou.
Norman disse que o segundo momento do encontro centrou-se nos trabalhos de grupos para aprofundar e desenhar algumas ideias passíveis de realização e co-financiamento por parte da UNIDO. Este método, disse, permitiu a boa condução de trabalhos com incidência na busca de uma interacção permanente entre os participantes de acordo com o programa estabelecido.

Maputo, Sábado, 24 de Janeiro de 2009. In Notícias 24.01.09

No comments: