Saturday 31 January 2009

OCORRENCIAS

Maputo, Sábado, 31 de Janeiro de 2009:: Notícias
UMA pessoa morreu entre quinta-feira e ontem nos Serviços de Urgências do Hospital Central de Maputo (HCM) em consequência da deterioração do seu estado de saúde após dar entrada naquela unidade sanitária. O óbito faz parte de um universo de 815 pessoas atendidas durante o período naquele hospital, padecendo de diversas enfermidades. Do total, 694 pacientes sofriam de doenças como malária, febres, diarreias, dores de cabeça, entre outras enfermidades gerais, 42 sofriam de asma, 44 foram vítimas de agressões físicas e 32 de acidentes de viação. As restantes três contraíram queimaduras, segundo revelou Alexandre Júnior, chefe da equipa médica ontem em serviço.
Quatro cidadãos contraíram ferimentos, dois dos quais com gravidade, em consequência de quatro acidentes de viação ocorridos entre quinta-feira e ontem em diferentes pontos da província do Maputo. Para além dos feridos, os sinistros rodoviários provocaram danos materiais avultados e ligeiros nas viaturas envolvidas. Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província do Maputo, João Machava, os acidentes foram do tipo despiste, embate frontal e atropelamento carro/peão. Conforme o nosso interlocutor o excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, má travessia de peões, a não cedência de prioridade, condução em estado de embriaguez e inobservância de regras de trânsito são as principais causas das ocorrências.
VINTE e sete indivíduos indiciados de prática e envolvimento em vários tipos de crimes em diferentes pontos da província do Maputo estão encarcerados nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM). Segundo fontes policiais, do universo 12 são indiciados de crimes contra propriedade, 10 por atentarem contra pessoas e seis por perturbarem a ordem e tranquilidade públicas. João Machava, porta-voz da PRM no Comando provincial, disse que os supostos criminosos continuarão detidos enquanto decorrem processos-crime contra eles.
A POLÍCIA de Trânsito (PT), a nível da província do Maputo, aplicou entre quinta-feira e ontem 82 multas a igual número de automobilistas por terem cometido diversas infracções na via pública num universo de 643 inspecções. De acordo com as autoridades policiais, grande parte dos condutores foi multada por falta de observância de regras de trânsito em algumas estradas, bem como por infracções diversas. O nosso interlocutor disse que a PT apreendeu cinco cartas de condução por apresentarem dados falsos. No mesmo período foram apreendidas quatro viaturas por falta de documentos e por apresentarem características falsas.

No comments: