Thursday 29 January 2009

OCORRÊNCIAS

QUATRO pessoas morreram, vinte e sete ficaram feridas com alguma gravidade, vinte contraíram ferimentos ligeiros como consequência de treze acidentes de viação ocorridos ao longo do fim-de-semana nas estradas da província do Maputo. Para além dos óbitos e feridos, os desastres provocaram danos materiais avultados e ligeiros nas viaturas envolvidas. Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele ponto do país, Juarce Martins, que tornou pública esta informação, os sinistros rodoviários foram do tipo despiste e capotamento, embate frontal e atropelamento carro/peão. Conforme o nosso interlocutor, o excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, má travessia de peões, não cedência de prioridade, condução em estado de embriaguez e não observância de regras de trânsito são as principais causas dos acidentes que continuam a ceifar vidas humanas.
SEIS indivíduos estão detidos em diferentes celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), indiciados de prática e envolvimento em várias acções criminais em diferentes pontos da província do Maputo. Segundo fontes do Comando provincial que facultaram estes dados, dois dos detidos foram conduzidos aos calabouços por crimes contra propriedade, três por roubo com recurso à arma de fogo e um por atentar contra a ordem e tranquilidade pública.
QUINHENTAS e cinquenta e cinco pessoas foram atendidas entre terça-feira e ontem nos Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM). Deste número, 350 sofriam de doenças como malária, diarreias, dores de cabeça, entre outras, e 69 tiveram ataques de asma. Por outro lado, 49 contraíram ferimentos em acidentes de viação ocorridos nas diversas artérias da capital do país, 24 sofreram agressões físicas e 13 contraíram queimaduras, segundo informações daquela unidade hospitalar.
DUAS residências de construção precária ficaram destruídas por completo ao serem consumidas pelo fogo, no bairro Praia Nova, na cidade de Quelimane, província de Sofala. Segundo fontes do Serviço Nacional dos Bombeiros, que deram a conhecer esta informação, as chamas foram provocadas por uma brasa acendida em uma das casas. As nossas fontes garantiram não se ter registado nenhuma vítima humana, mas as chamas deixaram as famílias numa autêntica desgraça.

Maputo, Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2009. In Notícias

No comments: