Sunday, 4 January 2009

MINKA News


Diário de Londres / Edição especial em português

Tribuna livre dos ibero americanos/Corazón latino en la cuna del idioma inglés/

UK's Latin Tri-Lingual Newsletter

Haverá assembléia ibero-americana com a prefeitura de Londres

Finalmente a prefeitura de Londres marcou uma data para participar numa reunião com a comunidade ibero-americana. Em domingo 18 de janeiro se realizará no Fusion Centre (22 Elephant and Castle, SE1) a primeira assembléia que faça na sua história a maior prefeitura européia, com os iberos e latino-americanos.

A assembléia durará exatamente uma hora, das 12 às 13 horas em ponto. Será conduzida em espanhol e/ou português.

Quem representará a prefeitura de Londres é o atual primeiro vice-prefeito Richard Barnes. Ele é a pessoa que assume a prefeitura quando Boris Johnson não está presente y cujo papel principal é atender às comunidades. É também o chefe do governante partido conservador na Assembléia de Londres.

Todos os hispano-americanos, brasileiros, espanhóis, portugueses e luso-africanos ou membros de outras comunidades, sem importar suas idades ou status, que queiram fazer suas perguntas podem fazê-las, que todas deverão ser abordadas pela prefeitura.

Para evitar que só uns quantos possam fazer perguntas, e o resto fique insatisfeito, todos os interessados em conhecer a posição da prefeitura sobre qualquer tema que seja de sua competência, poderão mandar suas perguntas por escrito para o e-mail: minka_news@yahoo.com.

As perguntas deverão chegar o mais tardar, segunda-feira 9 para permitir que todas possam ser traduzidas, lidas e estudadas pelo primeiro vice-prefeito e que ele as possa resolver na sua intervenção. Todas as perguntas serão publicadas em Minka News e qualquer meio que assim o deseje, do mesmo modo num boletim que se fará circular na assembléia.

Está sendo estudada a maneira de permitir re-perguntas e se aceitam sugestões do público.

Alguns temas que podem ser abordados:

· A proposta da prefeitura de fazer um documento a ser apresentado junto ao governo para que se dê uma lei de anistia para os irregulares.

· Como é que os latinos e iberos podem ajudar a Londres para se preparar para as olimpíadas esportivas e culturais de 2,012 levando em conta que os idiomas espanhol e português são falados em 35 países que competirão em ditos jogos, além dos vários Estados dos EUA onde também são falados, assim como pela metade da população do hemisfério ocidental. Como é que a prefeitura pode ajudar para a preparação de jovens valores latinos do UK para competir nas olimpíadas culturais e esportivas. Em Beijing houve 16 latinos que ganharam medalhas para os EUA, Qual o plano de Londres para que isso aconteça aqui também?

· A possibilidade de criar um ou mais bairros latinos onde se fomente o comércio, a cultura e a socialização.

· Que os que falam espanhol ou português sejam reconhecidos como uma etnia em todos os questionários e isso lhes favoreça em aplicações para casa, bolsas, etc.

· A relação com a polícia. Como lidar com a onda de crimes ou violência doméstica que sofrem muitos latinos?

· Possibilidade da prefeitura ajudar para que as organizações sociais, esportivas, religiosas ou culturais de nossa comunidade possam se desenvolver ou ter locais.

· Que Londres dedique um mês, uma semana ou um dia no seu calendário anual para salientar a memória dos 500,000 ou mais ibero-americanos que a habitam.

· Relação da prefeitura com diversos festivais. A qual deve ou não apoiar?

· Possibilidade da prefeitura apoiar um sistema de noticias diárias em espanhol ou português, de uma rádio de 24 horas ou de programas de TV para os centos de milhares de londrinos que falam ditas línguas.

· Outros temas relacionados a transporte, segurança, crime, cultura, planejamento e igualdade étnica, que são áreas de competência da prefeitura.

Todas as organizações e meios da comunidade que queiram participar na organização do evento são bem-vindos. Todos aqueles que queriam aportar com idéias ou sugestões sintam-se à vontade.

Quem é Richard Barnes?


Richard Barnes é o chefe do partido conservador na Assembléia de Londres. Ele é um dos poucos representantes que fundou a Assembléia de Londres e continua em seu cargo, no qual já foi eleito por três vezes consecutivas. Em 2008 foi reeleito após ter aumentado sua votação anterior em quase 66% pois passou de 45 mil para 75 mil votos.

Ele tem sido o único membro da Assembléia de Londres em representar os distritos de Ealing e Hillingdon no extremo oeste de Londres. Ele se estreou em política como vereador em 1882 no distrito de Hillington (no qual chegaria a ser o líder da prefeitura em 1998). Em nível de Londres é um dos dirigentes tories mais populares e um dos mais permeáveis com os imigrantes.

No comments: