Thursday, 22 January 2009

AS TIRAGENS DA VERDADE

Maputo, 22 de Janeiro de 2009

O Jornal @ VERDADE tem, desde a edição número 20, publicada no dia 9 de Janeiro de 2009, a sua tiragem certificada pela conceituada empresa de consultoria e auditoria internacionalmente reconhecida KPMG.

Semanalmente, desde a referida data, técnicos da KPMG contam "in loco" o número de exemplares impressos d'@ VERDADE entregues na redacção do jornal. Posteriormente, a quantidade física apurada é confrontada com a quantidade mencionada nas facturas e guias de remessa emitidas pela gráfica que faz a impressão d' @ VERDADE de modo a assegurar que a tiragem é no mínimo de 50 mil exemplares.


É, por isso, não sendo efectuada por estimativa, uma contagem real e efectiva.Embora este procedimento de certificação não constitua, de acordo com as normas internacionais, uma auditoria, é emitido em cada edição um relatório atestanto o número real de cópias.

Este procedimento de controlo, ao qual @ VERDADE agora se submete, é inédito em Moçambique. À falta de uma associação independente de controlo de tiragens em Moçambique - como existe em muitos países do mundo – @ VERDADE achou por bem "auto-controlar-se", criando um processo de verificação independente. @ VERDADE tem consciência que o que determina a grandeza, a força e o alcance de um jornal é número efectivo de cópias em circulação por edição.


É por aqui – pelo número de cópias nas mãos dos leitores - que os anunciantes irão medir o impacto d'@ VERDADE.


Porque não basta dizer ou escrever o que se imprime e distribui é necessário CERTIFICAR, seja o jornal vendido ou entregue gratuitamente. Por conseguinte, @ VERDADE, com este processo de contagem independente, dá um passo gigante e inédito no nosso país rumo à credibilidade da imprensa escrita.


Porque ao omitir os números da tiragem ou a falseá-los está-se a mentir, primeiro aos leitores e depois aos anunciantes. Para mais quando sabemos que ao registar-se uma publicação no Gabinfo é obrigatório declarar a tiragem.

Assim @ VERDADE não mente.


Com um mínimo de 50 mil exemplares por edição é de verdade o jornal de maior tiragem em Moçambique.

Tiragem – número de cópias impressas por edição.
Circulação – número de leitores que o jornal alcança por edição.

Em Anexo cópia do 1º certificado.



Adérito Caldeira

Director Adjunto
Jornal @Verdade
www.verdade.co.mz
Telemovel +258 843998634

1 comment:

Joaqum Macanguisse said...

gostaria de saber qual é a base de sustentabilidade do jornal verdade.tenho alguma informacao credivel sobre o custo medio das publicidades de um jornal e notei que msmo que o Jornal fosse apenas de publicidade dificilmente sustentaria o custo para producao de 50 000 exemplares . qual é a verdadeira verdade financeira do Jornal verdade .Na minha opiniao so resta uma possibilidade a de ter-se um jornal verdade gratis nas primeiras tiragens apena para efeito de marketing e depois....

a vezes que em marketing enfrentamos m problema que consiste em darmos a impressao de baixa qualidade do produto apenas por termos iniicado a sua comerciacilzacao a preços baixos .pois quando chega a fazem do ajusto do verdadiro preço ,ai teremos o produto mal visto pelo facto de ter pasado por baixos preços .sobre isso temos 2 exemplos o BARON da 2M cuja formula é usada na Europa e coonsumida ,mas nao tanto suceso em mocambique ,e temos um outro exemplo da cerveja Raiz que mesmo com a formula inicial retificada continua a ser preterido por uma certa classe social ( efeito de marketing social em consequencia de preco baixo) .