Thursday, 18 December 2008

Suíça passa a emitir vistos válidos para o Espaço Schengen

Uma noticia interessante para nos outros 'anfibios aereos! Parabens Suica, parabens Uniao Europeia! MA





Maputo (Canal de Moçambique) - Desde o dia 12 de Dezembro de 2008 que a cooperação entre a Suíça e os países Schengen, da União Europeia, dentro do acordo de Schengen, está operacional. Isto significa que a Suíça está emitindo vistos para o espaço Schengen válidos pelo máximo de três meses de estadia.
O visto Schengen Suíço não só irá permitir viajar dentro da Suíça, mas também em todo o espaço Schengen. Por outro lado, titulares de passaportes moçambicanos com visto Schengen válido emitidos por outros Estados Schengen estarão igualmente capazes de entrar na Suíça sem um visto adicional emitido pela confederação helvética. Este é o resultado do acordo Schengen, assinado em Outubro de 2004 entre a Suíça e a União Europeia.
Este novo desenvolvimento vai facilitar viagens de portadores de passaportes estrangeiros para a Suiça e toda a Europa comunitária abrangida pelo acordo de Schengen, designadamente dos moçambicanos. No dia 27 de Novembro de 2008, o Conselho da União Europeia (UE) aprovou oficialmente a entrada da Suíça para o espaço Schengen. Isto conclui um longo processo iniciado em 2002 com o lançamento de uma segunda ronda de negociações bilaterais entre a Suíça e a União Europeia no reforço da cooperação, nomeadamente no domínio da imigração, vistos e segurança interna.
No âmbito da cooperação Schengen, viajar dentro da UE tem sido facilitado devido ao cancelamento de controlos sistemáticos de identidades nas fronteiras comuns entre os Estados Schengen (fronteiras internas), enquanto que os controlos às fronteiras externas ao espaço são intensificados.
Ao mesmo tempo, uma série de medidas também melhoram a justiça internacional e cooperação policial na luta contra o crime. Aos titulares de passaportes moçambicanos, este desenvolvimento significa concretamente que a Suíça está desde 12 de Dezembro, emitindo Vistos Schengen válidos por o máximo de três meses. Este Visto Suíço-Schengen dará igualmente acesso a outros Estados do espaço Schengen.
Assim, a Embaixada da Suíça em Maputo irá adoptar os mesmos procedimentos seguidos para emissão de vistos Schengen. Da mesma forma, titulares de passaportes moçambicanos com Visto Schengen válido emitido por outro Estado membro estarão capazes de entrar no território suíço sem necessitar do visto adicional emitido pela Suiça.

(Redacção)

1 comment:

Anonymous said...

Finalmente chegou o acordo aqui. Mas cuidado ao viajar pela Suíça, aqui também há discriminação. O tratado nem bem começou a funcional e vejam só no que deu…… “Meu primeiro contato com Schengen na manhã de terça-feira (16) não foi nada agradável. Desde o dia 12, a Suíça faz parte oficialmente do espaço Schengen, cujo princípio é suprimir os controles de identidade nas fronteiras dos cidadãos dos países-membros...” http://coisasdasuica.swissinfo.ch/?p=831