Reeleição à Latino-americana
Londres.
Após os resultados das eleições regionais venezuelanas o Chávez deu rédea livre a seus partidários para que façam campanha em prol de modificar a lei e que ele possa se candidatar mais uma vez. Deve-se notar que atualmente em nenhuma democracia multipartidária americana é permitida mais de una reeleição.
A revolução cubana de 1959 instaurou um sistema de partido único comunista, apesar de que as outras duas revoluções sociais latino-americanas prévias (a mexicana e a boliviana) inicialmente rejeitaram as reeleições imediatas.
Chávez sempre quis um modelo amorfo entre ambas. Não quer uma economia estatizada e planejada como na Cuba, mas tampouco quer instaurar una democracia baseada no domínio de um grande partido nacionalista como aquela que alternava distintos presidentes no México.
Alguns esquerdistas acreditam que o melhor para sua revolução é alternar líderes e para a oposição os apetites ‘reeleicionistas’ só conduzem ao autoritarismo, enquanto isso muitos chavistas acham que para se congraçar com seu Presidente tem que pedir que ele fique mais tempo no poder, ainda que com isso poderiam estar minando sua própria ascendência sobre o povo ou criando a possibilidade de que Chávez vire um Bonaparte que mais tarde se atire contra eles, como aconteceu antes com Perón na Argentina ou com Paz Estensoro na Bolívia.
Isaac Bigio
Publicado na coluna ‘Mundo ao Dia’ do jornal peruano CORREO em 06.12.08.
Tradução Livre de Walter Casas (waic22@yahoo.com)
Israel's cabinet approves Gaza ceasefire and hostage release deal
-
The vote paves the way for exchanges of Israeli hostages for Palestinian
prisoners to begin on Sunday.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment