Mundo ao Dia
Os últimos acontecimentos mundiais sob a perspectiva latino-americana.
Irão e América Latina
Londres.
Irã tem sido o berço de grandes civilizações, mas nenhuma delas produz comerciantes que chegaram ao novo mundo. A maioria dos imigrantes da Ásia Ocidental que chegaram na América Latina e o Caribe provêm do antigo império turco o do subcontinente indiano, mas quase ninguém da Pérsia.
Após a revolução chiita de 1979, Irã se afastou de Washington y de Moscou, assim como proscreveu a liberais e comunistas. Aquilo fez que nem os governos latino-americanos prol EUA ou prol soviéticos ficassem ou tentassem se lhe aproximar.
Mas neste milênio as coisas têm mudado. Por uma parte o chavismo foi se consolidando, radicalizando y expandindo internacionalmente, e por outro lado Teerã tem adotado una linha mais dura diante os EUA e mais em favor da Rússia, China y seu sócio venezuelano na OPEP. Enquanto Irã tem criado um arco muçulmano anti-Bush com a Síria, Hamas, y chiitas de Iraque e Líbano, Venezuela tem feito algo similar com a Cuba, Bolívia, Nicarágua, Equador e Dominica.
Apesar das diferenças entre aiatolás e prol castristas, o que une a ambos é um projeto nacionalista e antiliberal baseado no petróleo, em uma maior intervenção do Estado na economia e na sociedade e em uma diplomacia de resistência aos EUA e prol multilateralismo.
Isaac Bigio
Publicado em 07.12.08 na coluna ‘Mundo ao Dia’ do jornal peruano CORREO.
Tradução Livre de Walter Casas (waic22@yahoo.com)
US grounds SpaceX's Starship after test flight explosion
-
The rocket's upper stage disintegrated over the Caribbean, forcing airline
flights to alter course.
2 hours ago
No comments:
Post a Comment