Thursday, 18 December 2008

Gerais e Provinciais de 2009

Eleições vão custar 46 milhões USD - diz o director – geral do STAE
AS eleições para as assembleias provinciais e para as legislativas e presidenciais previstas para o próximo ano vão custar à bolsa do Estado cerca de 42 milhões de dólares norte-americanos, disse o director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife.

Falando a jornalistas, à margem do conselho consultivo do STAE, realizado segunda e terça-feira na cidade de Maputo, Felisberto Naife disse que o orçamento para as próximas eleições já foi elaborado e submetido ao Ministério da Planificação e Desenvolvimento.

Este pacote, segundo Felisberto Naife, cobre a todo o processo eleitoral.

Referindo-se as eleições autárquicas de 19 de Novembro, Felisberto Naife afirmou que o processo decorreu normalmente e dentro das previsões.

Os eleitores foram às urnas manifestar o seu desejo, os órgãos eleitorais corresponderam as expectativas e as possíveis falhas, normais em processos de género, mas que em nada influenciaram nos resultados finais da votação.

De uma maneira geral, segundo a fonte, as eleições foram livres, justas e transparentes.

Refira-se que os resultados finais da votação autárquica conferiram vitória à Frelimo em quase todos os municípios, à excepção da cidade da Beira ganha por um independente e de Nacala-Porto que aguarda pela realização da segunda volta.

Tais resultados foram submetidos ao Conselho Constitucional, órgão a quem compete a sua proclamação e divulgação.

Após este facto, os órgãos eleitorais disporão de 30 dias para preparar o segundo escrutínio em Nacala-Porto, o qual contará com a participação de dois concorrentes sendo um da Frelimo e outro da Renamo.

Felisberto Naife disse em ocasião anterior que o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral já começou a desenhar estratégias da realização do segundo escrutínio naquele município.

Maputo, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2008. Notícias

No comments: