Monday, 3 November 2008

A um dia da eleição nos EUA


Candidatos tentam convencer indecisos

A UM dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, os candidatos republicano, John McCain, e o democrata, Barack Obama, intensificam a campanha na tentativa de conquistar os votos dos indecisos, numa altura em que as sondagens de opinião continuam a dar vantagem a Obama, apesar de McCain estar a registar uma subida.Maputo, Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2008:: Notícias
Ontem Obama participou em comícios no Estado norte-americano do Ohio. No sábado o democrata participou em comícios em Colorado e Missouri, onde alertou contra a complacência e pediu aos eleitores democratas que votem.

“Não acreditem por um segundo que esta eleição já acabou”, disse o senador pelo Estado de Illinois a uma multidão de 15 mil pessoas em Henderson, Nevada.

“Mas eu sei disso, Nevada, a hora de mudança chegou. Nós temos um vento justo a nosso favor”, acrescentou.

Obama estendeu a sua campanha com propagandas em regiões tradicionalmente republicanos como os Estados da Geórgia, Dakota do Norte e Arizona – terra natal de McCain.

McCain, por seu turno, concentrou os esforços na Pensilvânia, depois de ter participado no programa Saturday Night Live no sábado à noite. Observadores indicam que McCain precisa de vencer na Pensilvânia para ter alguma chance de chegar à Casa Branca.

Falando aos eleitores em Newport News, Virgínia, McCain questionou as credenciais de Obama para liderar o país frente a “graves ameaças”, como a al-Qaeda ou a perspectiva de um Irão com armas nucleares.

Tanto Obama como McCain têm-se concentrado nos Estados vistos como cruciais para que eles vençam a eleição de amanhã. As duas campanhas contam com milhares de voluntários a trabalhar sem parar, distribuindo panfletos.

As sondagens de opinião na Virgínia, Nevada e Colorado, que há quatro anos escolheram o candidato republicano, apontam para a vitória dos democratas.

O Missouri – onde os democratas mantêm uma ligeira vantagem – é visto como Estado vital por conta do seu histórico de ter apoiado quase todos os eventuais vencedores nas eleições, desde 1904.

A candidata à vice de McCain, Sarah Palin, fez campanha na Flórida, que votou pelos republicanos em 2004, mas onde o partido parece ter perdido a liderança nas eleições deste ano, segundo as pesquisas.

JOGAM-SE TODAS AS CARTADAS

No sábado foi revelado que a governadora do Alaska foi vítima de um trote telefónico por um comediante canadiano, fingindo ser o presidente francês Nicholas Sarkozy.

Também foi revelado que uma tia paterna de Obama vive como imigrante ilegal nos Estados Unidos, depois de ter visto o seu pedido de asilo rejeitado há quatro anos.

Obama disse que não sabia que a tia, Zeituni Onyango, estava no país ilegalmente e afirmou que as leis que cobrem a situação devem ser cumpridas.

Na sua última mensagem semanal transmitida pela rádio antes da escolha do seu sucessor, o Presidente George W. Bush pediu aos americanos que votem amanhã.

No comments: