Friday 7 November 2008

MAPUTO VOTA EM OBAMA!

N a noite de 4 de Novembro, dia das eleições americanas, mais de 500 convidados compareceram no Centro de Conferências Joaquim Chissano para celebrar esta ocasião
especial com os funcionários da Embaixada Americana.
Apesar de os resultados não poderem ser vistos durante a festa, (estações de televisão, tais como a CNN só começaram a anunciá-los depois das 2 da manhã de Moçambique) o objectivo da noite foi de comemorar em conjunto práticas democráticas, tais como eleições.
Funcionários da Embaixada participaram num painel onde abordaram os processos eleitorais americanos designadamente: as primárias, o voluntarismo, o colégio eleitoral e os estados indecisos.
Membros da audiência tiveram oportunidade de colocar perguntas tais como: “O que é que torna um estado num ‘estado vermelho’?
O debate entre quatro estudantes universitários moçambicanos também contribuiu para animar a noite. Os quatro jovens, três homens e uma mulher, foram seleccionados num concurso realizado pelo CEMO (Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais)
e o IMALK (Instituto Martin Luther King, Jr.). Ao personificaram os candidatos a presidente e a vice-presidente, os quatro jovens responderam a questões colocadas pelo moderador Salomão Moyana do jornal Magazine Independente, o qual esteve nos
Estados Unidos para cobrir o último debate presidencial.
Ao longo da noite, os convidados assistiram a filmes biográficos dos dois candidatos à presidência, participaram numa eleição simulada e foram fotografados com as figuras recortadas dos candidatos em tamanho natural e com um Americano residente que
se disfarçou de Tio Sam.
Barack Obama ganhou de forma indiscutível a eleição simulada, o que é um bom presságio no que toca à popularidade do Presidente eleito para quando ele tomar posse a 20 de Janeiro de 2009.
.

No comments: