Tuesday 25 November 2008

Instituído pelo SNJ e Vodacom: Prémio de jornalismo para repórter do “Notícias”

O JORNALISTA Júlio Manjate, da Redacção do “Notícias”, venceu o Prémio Anual de Jornalismo Abel Faife, promovido no âmbito de uma parceria entre o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e a companhia de telefonia móvel Vodacom.Maputo, Terça-Feira, 25 de Novembro de 2008:: Notícias
Com um total de sete categorias, o grande prémio anual Vodacom/SNJ premiou ainda os jornalistas Custódio Mugabe e Atanásio Zandamela, dos semanários “Domingo” e “Desafio”, respectivamente, com uma menção honrosa ligada à reportagem desportiva.

Com o prémio anual de jornalismo económico “Ian Christen” foi galardoado o jornalista Arão Valoi, enquanto que para o prémio anual de jornalismo investigativo “Aquino de Bragança” foi galardoado Luís Nhachote, do semanário “Zambeze”.

Júlio Manjate concorreu com uma reportagem intitulada “Chipangue Cheto: Uma Riqueza que Desafia o Talento das Comunidades”, na qual faz uma viagem ao mundo da conservação dos recursos naturais no distrito de Sanga, província do Niassa.

Presente na cerimónia, o Presidente da República, Armando Guebuza, exortou os galardoados a assumirem uma maior responsabilidade ética e deontológica no desempenho da sua profissão, considerando a magnitude dos patronos dos prémios instituídos. Segundo Guebuza, a iniciativa do SNJ e Vodacom tem potencial para criar referências no jornalismo moçambicano.

Concorreram para as sete categorias de grande prémio de jornalismo 41 jornalistas da Imprensa escrita, audiovisual e fotografia, que apresentaram um total de 65 trabalhos.

Entretanto, e por decisão do júri, não foram atribuídos prémios nas áreas de rádio, televisão e fotografia, por os trabalhos apresentados não terem respondido aos critérios estabelecidos para a avaliação.

1 comment:

Anonymous said...

Ao ler esta notícia, fiquei com a sensação de que ela é tendenciosa.

Penso que o grande destaque daquela noite de gala no Hotel Polana foi o Luís Nhachote, o vencedor do Grande Prémio Aquino de Bragança. Mesmo se olharmos em termos de valores envolvidos, há aquí um destaque forçoso para qualquer notícia ou qualquer órgão de comunicação social.

Entendo que, sendo o Júlio Manjate trabalhador do Notícias, haja necessidade de tamanha consideração, mas também discordo completamente com o facto de terem simplesmente feito uma simples menção ao Luís Nhachote, o grande vencedor da noite, tendo arrebatado 10 mil dólares, muito distantes dos 3 mil ganhos pelo Manjate e Arao Valoi.

Caso o Notícias nao quisesse destacar o Nhachote, por razoes que nem interessa discutir, ao menos que colocasse uma fotografia onde constassem todos os laureados.

A reportagem, para quem faz uma leitura diagonal, dá a sensação de que apenas o repórter do Noticias ganhou o Premio, enquanto houve outros vencedores, nomeadamente Luis Nhachote e Arao Valoi.

Mas, enfim, sao coisas da nossa Sociedade do Noticias.

Lembro-me quando fui o único moçambicano a qualificar-me para os prémios CNN em 2007, o jornal Domingo escreveu “Divulgada a Lista dos Finalistas ao Premio CNN” e depois enumerou vários nomes estrangeiros e no fim colocou “Arão Valoi, de Moçambique”. E ai não houve necessidade de pelos menos dizer “Moçambicano na Lista dos finalistas da CNN”. Ah Ah Ah. Até onde vamos com isto....

Espero que nao seja mal compreendido.

Arao Valoi