Friday, 7 November 2008

Honoris Causa para 'Mama Graca'!

O Senado da universidade aprovou, com unanimidade, a distinção com o grau honoris causa da activista Graça Machel e do "seu papel social a favor da ampliação e generalização dos direitos humanos, em especial das mulheres e crianças e da criação de uma sociedade civil internacional." O Prof. Hélder Fonseca, docente do departamento de História, é o responsável pelo discurso laudatório à homenageada.

Membro do comité central da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), uma força politica fundada com o objectivo de lutar pela libertação de Moçambique do domínio colonial português, Graça Machel Mandela organizou o sistema escolar e foi Ministra da Educação e da Cultura em Moçambique entre 1975 e 1989. Neste período, o número de alunos matriculados no ensino primário e secundário duplicou e a taxa de ileteracia diminuiu de 92% para 72%.

Luta pela educação, convicta de que é um passo essencial para o progresso, e pelo cumprimento dos direitos humanos, tendo criado, em 1990, a Associação para o Desenvolvimento da Comunidade, uma organização não lucrativa empenhada na promoção do desenvolvimento, justiça social, combate à pobreza e protecção de mulheres e crianças em Moçambique, que se transformou, em 1994, na Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.

Reconhecida pela comunidade internacional, foi presidente da Comissão Nacional da UNESCO em Moçambique. Em 1994 foi nomeada pelo Secretário-geral da ONU como "independent expert" para elaborar um estudo sobre o impacto dos conflitos armados nas crianças. A profundidade do estudo despertou a atenção do mundo para esta matéria, nomeando-a "Special representative of the secretary-general for children and armed conflict".

Actualmente faz parte da Fundação das Nações Unidas, instituição criada com o objectivo de promover um mundo mais pacífico, próspero e justo.

No comments: