Saturday 29 November 2008

Cadeia de hotéis para Mossuril

O Banco Mundial, em coordenação com o Fundo Nacional de Turismo, estão a mobilizar investidores para a construção de uma cadeia de hotéis na zona de Crussi, no distrito de Mossuril, no litoral da província de Nampula.

Maputo, Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2008, Notícias

Trata-se de uma área já identificada, com cerca de 1.800 hectares, segundo dados avançados pela Direcção Provincial de Turismo, neste momento decorre o processo de levantamento topográfico, que facilitara o processo de avaliação dos solos bem como de levantamento das benfeitorias das populações que residem na área.

Localizada na periferia da chamada zona economica especial (Nacala porto e velha, que comportam infra-estruturas e empreendimentos como um porto de Aguas profundas, aeroporto com dimensões internacionais e futura refinaria de petróleo), a zona de Crussi, segundo o projectado, constituirá um forte ponto de atracção visto que os utentes da cadeia de hotéis, terão a oportunidade das maravilhas do mar e da reserva florestal ali existentes.

Enquanto isso, outros dados referem que a província poderá receber um investimento na ordem de 6 milhões de dólares americanos, a serem injectados na área de construção de infra estruturas hoteleiras.

De referir que no ano transacto, foram realizados investimentos na ordem de 412,8 milhões de meticais, para a construção de Onze novos estabelecimentos, três dos quais hotéis designadamente o “Girassol”, o “Executivo” e o “Milénio”.

Como consequência do aumento da capacidade de acolhimento, que se situa na ordem de 2.970 camas e 1.813 quartos, dados estatísticos daquela instituição, referem que uma media de cerca de 30 mil turistas poderá escalar anualmente a província de Nampula.

Maior parte destes turistas, segundo consta, estão mais interessados pelo turismo cultural, preferência que resulta da diversidade cultural das populações, principalmente na zona litoral.

Enquanto isso, outras informações dão conta de que a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Banco Mundial, estão a desenvolver um programa de promoção das potencialidades turísticas da província. Segundo dados em nosso poder, aquela instituição, através do projecto Arco Norte, esta fazer um cadastro de alguns locais de interesse turístico do interior, com vista a coloca-los no programa “National geography”, um veiculo de referencia de dimensão internacional.

No comments: