Manuel Tomé
Maputo, Sexta-Feira, 3 de Outubro de 2008:: Notícias
O CHEFE da bancada da Frelimo na Assembleia da República, Manuel Tomé, disse que o seu partido está preparado e organizado para vencer, e vencer bem as eleições autárquicas de Novembro, em todos os municípios.
Falando na abertura da IX Sessão da Assembleia da República, Manuel Tomé exortou a todos cidadãos para que no dia 19 de Novembro participem em massa na escolha daqueles que vão dirigir com sabedoria e dedicação os municípios.
A Frelimo tem vindo a preparar-se e a organizar-se para este processo, desde o anúncio do resultado das eleições municipais de 2003. Uma fase importante desta preparação e organização diz respeito às eleições internas para a selecção de candidatos a presidentes dos municípios e a membros das assembleias municipais referiu aquele parlamentar, acrescentando que as eleições internas da Frelimo, nos 43 municípios, tiveram lugar a partir das células, órgãos de base, passando pelos círculos até às zonas e cidades, entre os dias 10 de Junho e 22 de Agosto.
De acordo com Manuel Tomé, participaram directamente neste processo cerca de 330 militantes e foram eleitos 43 candidatos a presidente de conselhos municipais e 1022 candidatos a membros da assembleia efectivos e 516 suplentes.
O chefe da bancada da Frelimo na Assembleia da República disse que para cada pleito eleitoral o seu partido estabelece uma meta que é ultrapassar os resultados da eleição anterior.
A nossa maior preocupação é connosco mesmos, por isso, nos esforçamos permanentemente para nos auto-superarmos individual e colectivamente, porque sabemos que a vitória prepara-se, a vitória organiza-se, afirmou.
Num outro desenvolvimento, o chefe da bancada da Frelimo saudou o Governo pelos avanços na implementação do programa quinquenal e, como exemplo, disse que o balanço do primeiro semestre da implementação do Plano Económico e Social 2008 é disso prova eloquente. Acrescentou que tal resulta da grande seriedade e responsabilidade com que o Governo assume o seu compromisso com o povo.
Salientou que a actividade económica dentro dos distritos aumentou e que a alocação dos sete milhões de meticais para a produção de comida e geração de mais postos de trabalho contribuiu para o aparecimento de microempresas de latoaria, de moageiras, de pequenas unidades de processamento de produtos agrícolas, de tanques piscícolas e, no geral, para uma maior circulação da massa monetária nos distritos.
De acordo com Manuel Tomé, alguns números são quanto a isso elucidativos: Os sete milhões permitiram só no ano passado o financiamento de 1726 projectos de produção de comida; 592 projectos de geração de emprego; 1603 projectos de rendimento e o plantio de 2.728.015 árvores, das quais 1.949.6711 de fruta.
Adiante exortou a todos os pais e encarregados de educação para levarem as crianças à vacinação contra o sarampo, cuja campanha vai ter lugar de 6 a 10 de Outubro, abrangendo menores de zero aos cinco anos. Afirmou que só com a participação de todos na prevenção contra as doenças se pode melhorar a saúde do povo.
Manuel Tomé endereçou saudações especiais ao Presidente da República, Armando Guebuza, pela determinação com que trabalha para os moçambicanos. Disse que as grandes realizações alcançadas a nível político, económico, social e cultural, o apreço e respeito cada vez maiores com que Moçambique é tratado no concerto dos Estados devem-se à clarividência e visão com que o Presidente Armando Guebuza dirige a nação.
Foi tomando em consideração todas estas qualidades que fazem do Presidente Armando Guebuza um dirigente político ganhador, que o Comité Central da Frelimo o elegeu candidato às eleições presidenciais de 2009, certo de que com Guebuza o povo moçambicano, cada vez mais unido, vencerá na luta contra a pobreza, sublinhou.
Northern Rail passengers hit out at 'rubbish' service
-
The struggling rail firm has come up with a plan to help it improve services
3 hours ago
No comments:
Post a Comment