SIMPATIZANTES dos candidatos à presidência do Município da Beira Daviz Simango e Manuel Pereira protagonizaram ao fim da tarde da segunda-feira passada, actos de pugilismo na via pública em pleno centro da cidade.
Maputo, Quinta-Feira, 2 de Outubro de 2008:: Notícias
Os desacatos, que culminaram com o ferimento de pelo menos sete indivíduos, deixaram os transeuntes agitados, pois os contendores arremessavam pedras e garrafas por todo o lado, facto que obrigou as autoridades policiais a intervir para repor a ordem.
Os apoiantes de Daviz Simango são apontados como tendo se dirigido às antigas instalações da delegação política da Renamo localizadas no prédio Emporium e provocado tumultos. O presidente interino da liga da Juventude da “Perdiz” em Sofala, Arnaldo Tivane, disse em entrevista ao nosso Jornal que tudo começou por causa de palavras injuriosas que os simpatizantes de Daviz proferiram na ocasião contra o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, e os órgãos representativos desta formação política naquela província.
No entanto, um representante dos jovens apoiantes de Daviz Simango, cuja identificação não conseguimos apurar, refutou todas as acusações, afirmando que o grupo de Manuel Pereira foi quem começou com os tumultos, porque, segundo ele, reprovam que “a gente apoie o nosso candidato”.
Quanto ao nome da Renamo de que são acusados de usar indevidamente, a fonte disse que seria impossível não usar o nome do partido uma vez que ainda eram membros.
Na confusão, que durou aproximadamente três horas, ouviam-se alguns jovens acusando o líder da Renamo de ter sido aliciado para “vender a Beira”. Alguns até avançavam dizendo que Daviz Simango seria um dia o presidente do partido, “porque a batalha ainda não está perdida”.
Porém, já na terça-feira, um numeroso grupo de jovens apoiantes de Daviz Simango fez a entrega das chaves das instalações onde funciona o gabinete da liga da juventude. A PRM foi chamada a restabelecer a ordem pois os jovens apupavam o delegado político da Renamo, Fernando Mbararano, que naquele instante se dirigia para receber o património.
Por seu turno, Moisés Machava, membro sénior da Renamo, tido pelos apoiantes da candidatura independente de Simango como tendo engendrado a retirada do actual edil da Beira, denunciou em conferência de Imprensa existir um alegado plano para eliminar fisicamente os quadros da “perdiz”.
“Queremos aqui dizer que se acontecer qualquer coisa contra os nossos membros terão já alguma pista, pois eles falharam a tentativa de assassinar os nossos quadros, mas ainda ameaçam fazê-lo”, revelou, para depois acrescentar que um jovem proveniente de Maputo lhe teria abordado sobre este plano. Moisés Machava disse ter já apresentado queixa à Polícia.
More snow and ice expected as UK braces for ‘first taste of winter’
-
Monday saw the coldest temperatures since last winter, with minus 7.8C
logged in Scotland.
47 minutes ago
No comments:
Post a Comment