Conceição Vitorino eleita “jornalista revelação” no prémio «John Manyarara»
* Charles Mpaka e Mike Chipalasa do «Blantyre Newspaper» do Malawi os grandes vencedores do «Jonh Manyarara»
Johanesburgo (Canal de Moçambique) - A jornalista do «Canal de Moçambique», Conceição Vitorino foi, na noite desta terça-feira, anunciada pelo júri do MISA como a jornalista revelação da África Austral na cerimónia anual do «Prémio John Manyarara».
É a primeira vez que um jornalista de um país de expressão portuguesa é laureado num prémio de dimensão regional, onde a expressão anglo saxónica é dominante. Conceição Vitorino é jornalista do «Canal de Moçambique» desde Março 2006. Vitorino submeteu ao «Jonh Manyarara» cerca de nove artigos publicados este ano no «Canal de Moçambique», que versavam sobre a problemática da saúde pública no Hospital Central da Beira (HCB). De acordo com Charles Rukuni, um proeminente jornalista zimbabweano, foram submetidos para este prémio cerca de noventa trabalhos "oriundos de 18 países".
Contudo este prémio foi concebido apenas para os países da SADC, mas de acordo com Rukuni "jornalistas do Gana e Nigéria também concorreram ao prémio", situação essa de acordo com aquele deve ser revista no âmbito de África ter um prémio geral de jornalismo investigativo.
Pelo prémio, Conceição Vitorino recebeu um cheque com o valor nominal de 2000 euros, e terá uma bolsa de estudos no Institut of Advance Journalism (IAJ) avaliada em 6000 euros.
Malawianos em alta
O nível de jornalismo investigativo que se pratica no Malawi começa a tornar-se um paradigma na região.
Charles Mpaka e Mike Chipalasa do «Blantaye Newspaper» do Malawi foram os grandes vencedores do «Jonh Manyarara». A primeira edição desde que este premio foi instituído foi parar no Malawi, nas mãos de Hilary Mbobe, recentemente falecido vitima de doença. Outro jornalista malawiano laureado juntamente com a equipa de investigação do semanário «Mail & Guardian», no ano antepassado foi Mabvuto Banda. No ano passado todos os prémios revelação, este ano nas mãos da jornalista do Canal de Moçambique, também foram para o Malawi.
(Luis Nhachote, em Johanesburgo)
No 'quick fix' for Tories, says Kemi Badenoch
-
The party leader defends her decision not to yet outline specific policy
positions, in an interview on BBC Radio 4's Today programme.
14 minutes ago
No comments:
Post a Comment