Friday 31 October 2008

Em Gorongosa: Renamo ameaça inviabilizar locais


A RENAMO ameaça inviabilizar as eleições autárquicas na vila da Gorongosa, província de Sofala, caso o seu candidato à presidência daquele município, Cristóvão Soares, seja excluído.Maputo, Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008:: Notícias
O candidato da Renamo à presidência do município de Gorongosa corre o risco de ser excluído da corrida, já que o seu expediente de candidatura apresenta irregularidades.

Tudo porque a Renamo, ao submeter a documentação do seu candidato à Comissão Nacional de Eleições (CNE), não incluiu um certificado de residência válido.

Á luz da legislação, os candidatos à presidência de qualquer município devem provar que vêm residindo nessa mesma autarquia há pelo menos seis meses.

Porém, segundo a Rádio Moçambique (RM), o certificado apresentado por Soares indica que reside em Gorongosa há quatro meses.

O porta-voz da CNE, Juvenal Bucuane, explicou que o problema foi detectado em várias candidaturas. Porém, após a notificação pela CNE, muitos dos candidatos conseguiram regularizar o problema, o que não aconteceu com o candidato da Renamo.

'O prazo de três dias expirou na passada segunda-feira, mas até agora não recebemos um documento válido de Cristóvão Soares', disse Bucuane.

A CNE deverá tomar a decisão final deste caso hoje.

A CNE não pode esperar mais, porque tem de imprimir os boletins de voto com os nomes dos candidatos”, disse Bucuane falando quinta-feira à AIM. De acordo com ele, a impressão dos boletins de voto aguarda apenas a lista final.

Entretanto, o delegado provincial da Renamo em Sofala, Fernando Mbararano, citado ainda pela Rádio Moçambique (RM), vincou que a sua formação política iria inviabilizar o processo naquela autarquia caso não fosse reconsiderada a decisão de se excluir Soares da corrida.

No comments: