Este novo ciclo de filmes vem formalizar uma parceria do cineclube Komba Kanema que se propõe realizar sessões de filmes em língua francesa, das mais diversas origens, épocas, géneros e realizadores.
Os filmes que incluímos neste ciclo foram gentilmente cedidos pela Embaixada da França em Maputo (fazendo parte de colecções para divulgação) e, por um elemento do festival de curta-metragem de Madagáscar e da mais recente cinematografia Francesa.
Poderão assistir assim, em cada sessão, a algumas curtas premiadas e filmes de animação, sempre seguidos de uma longa-metragem.
Bom ciclo!
02 de Outubro, Quinta-feira
StrictEternum de Didier Fontan
França, 2004, 8 min, Ficção, leg. Port.
Uma pequena casa em um lugar indefinido, um carro bloqueado pela neve e estranhos acontecimentos estão por acontecer.
O fabuloso destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet
França, 2001, 117min, Ficção, leg. Port.
Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de objectos pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
04 de Outubro Sábado
Bulle de Mamihasina Raminosoa
Madagáscar, 2008, 8 min., Ficção, V.O.
Era uma vez, no hotel mais isolado de Madagáscar... Uma sátira entre a ficção e a animação sobre aprender a partilhar..
Delicatessen de Jeunet e Caro
França, 1999, 99 min., Ficção, leg. Port.
Num futuro apocalíptico, um homem chega a um estranho prédio, localizado por cima de um açougue, para procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, apaixona-se pela filha do dono do estabelecimento, mas a sua presença começa a incomodar a família da moça - que na verdade, possui outros e estranhos planos para ele.
09 de Outubro
Quinta-feira
Bonbon Coco de Lomelle Nobiniaina e Haminiaina Ratovoarivony
Madagáscar, 2008, 7 min., Ficção
Muitas crianças, quando regressam da escola, em vez de brincarem, têm uma tarefa precisa para ajudar no rendimento familiar...
O Ódio de Mathieu Kassovitz
França, 1995, 96 min., Ficção, P&B, eg. Port.
Uma cidade normal, sem problemas específicos, acorda numa manhã em estado de sítio. Os jovens do bairro dos Muguets passaram a noite em guerra com a polícia. O motivo? Abel Ichac, 16 anos, está entre a vida e a morte, por ter sido maltratado por um inspector de polícia durante um interrogatório... Mais um caso de brutalidade policial, mais um motim.
16 de Outubro Quinta-feira
Les petits hommes vieux de Yann Chavia
França, 2005, Ficção, 13min., leg. Port.
Um jovem se imagina minoria em um mundo de velhos.
L'Esquive de Abdelattif Kechiche
França, 2004, 117min., Comédia dramática
Num conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espectáculo da escola. Já Abdelkrim, no auge de seus 15 anos, descobre repentinamente o amor. Mas Krimo não é do género expansivo, então como se declarar à garota? O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar!
18 de Outubro Sábado
Cozinha de Alice Winocour
França, 2005, 15 min., Ficção, leg. Port.
Um jantar preparado por uma mulher torna-se difícil ser feito por conta do movimento inesperado de algumas lagostas.
Brodeuses de Éléonore Faucher
França, 2004, 89 min.
Quando, aos 17 anos, Claire descobre que está grávida de cinco meses, decide ter o bebé mas dá-lo para adopção. Encontra refúgio na casa de Mme. Mélikian, bordadeira de Alta Costura. Dia após dia, ponto após ponto, à medida que a barriga de Claire cresce, transmite-se, entre as duas mulheres, mais do que a arte de bordar, um sentimento de mãe e filha.
23 de Outubro Quinta-feira
As Persianas de Lyèce Boukhitine
França, Drama, 2005, 11min., Ficção, leg. Port
Jeanne está presa dentro de casa e precisa encontrar uma saída.
Vipère au Poing de Philippe De Broca
França/Reino Unido, Drama, 2004, 100min., leg. Port
Grito de ódio e revolta, o filme é adaptado de um dos mais famosos romances infanto-juvenis da literatura francesa, de autoria de Hervé Bazin. Em boa parte autobigráfico, conta num tom tragicómico o combate violento, impiedoso e ferozmente engraçado, travado por uma criança contra a sua própria mãe, numa família burguesa no final dos anos 20.
Jean Rezeau e seu irmão mais velho vivem felizes em La Belle Angerie, o castelo da família, mas a morte de sua avó provoca o retorno de seus pais da Indochina, e com isso o fim da infância...
25 de Outubro Sábado
A mon ami Sergei... de Razanajaona Luck
Madagáscar, 2008, 10 min., Doc., leg. Francês
Fotos, documentos e jornais. A perda de um amigo na guerra da ex-Jugoslávia deu origem a este documentário na primeira pessoa.
Banlieue 13 de Pierre Morel
França, 2004, Ficção, 85 min., leg. Port.
A história passa-se no subúrbio de Paris, ano 2010. O bairro é abandonado pelas autoridades, as escolas fechadas e com o intuito de combater a criminalidade, foi construído um muro ao seu redor. Ninguém consegue controlar o 13º Distrito, dominado pela criminalidade, tráfico de drogas e inclusive corrupção policial.
Dois jovens heróis, Leïto e Damien, nascidos quando aquilo se tornou uma terra de ninguém e lutando contra um governo repressor e militares corruptos, têm 24 horas
Remove extreme content seen by Southport killer, Cooper tells tech firms
-
Social media platforms have a 'moral responsibility' to remove violent
content, home secretary says.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment