O CONSELHO Nacional da Renamo, que se reuniu sexta-feira e sábado na cidade de Quelimane, província da Zambézia, confirmou o abandono das suas fileiras de Daviz Simango, actual presidente do Conselho Municipal da Beira, e sua filiação ao Grupo de Reflexão e Mundanas, que suporta a sua candidatura às eleições autárquicas de Novembro próximo, para mais um mandado à frente dos destinos daquela cidade. Maputo, Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2008:: Notícias
Este órgão deliberou igualmente que Daviz Simango deixe, com efeitos imediatos de usar o nome e todos os símbolos do partido Renamo.
Pronunciando-se sobre o assunto, Afonso Dlhakama, presidente do partido, disse que “tendo feito isto, aderindo ao Grupo de Reflexão e Mudanças, pelo qual está inscrito na Comissão Nacional de Eleições, significa que já está num outro grupo que tem fins políticos, daí que verificando e interpretando democraticamente os estatutos do Partido Renamo, os conselheiros, todos eles e por consenso, viram que não tinham outra maneira senão aceitar que o nosso irmão, infelizmente, abandonou o partido Renamo por livre vontade”.
Afirmou num outro desenvolvimento que para evitar tanta confusão que pode andar por aí, “os conselheiros, aceitando esta decisão dele sozinho, recomendam que o nosso irmão deve, a partir de hoje, deixar de usar os símbolos do parido Renamo”.
Afonso Dlhakama afirmou, por outro lado, que a resolução que aceita a candidatura independente de Daviz Simango deverá ser distribuída para o conhecimento de todos os órgãos desta força política, membros, simpatizantes e toda a população.
“Não se trata de expulsão. Trata-se sim de aceitar a vontade manifestada por ele (Daviz Simango) de sair do partido e concorrer contra o próprio partido, aliando-se a outras organizações com fins políticos que perseguem o mesmo objectivo que o da Renamo, que é o de concorrer e ganhar eleições. Não se expulsa quem já não está dentro. A Renamo limita-se a conformar-se com a decisão do seu ex-membro”, clarificou ontem ao “Notícias” Fernando Mazanga, porta-voz do partido.
Enquanto isso, o encontro de Quelimane confirmou o deputado Manuel Pereira,como o candidato da Renamo às eleições autárquicas a ocorrerem no país a 19 de Novembro do ano corrente, pondo fim a uma polémica que agudizou as diferenças internas e criou uma cisão no seio dos membros e militantes da base.
O Conselho Nacional discutiu ainda a estratégia para a campanha eleitoral, deliberou aumentar a quota de mulheres e jovens nos órgãos decisórios, para além de ter debatido questões respeitantes à fiscalização do escrutínio.
JOCAS ACHAR
Five takeaways from Trump’s first week as president-elect
-
He has made his early priorities clear - and stunned some in Washington and
around the world while doing so.
2 hours ago
No comments:
Post a Comment