Tuesday 30 September 2008

A OPINIAO DE RONDINHO CALAVETE



O AZAR DE SER ZAMBEZIANO -Zambézia “Centro de expulsão” dos membros da RENAMO

Para quem não conhece o historial de liderança do PARTIDO RENAMO, pode ficar admirado pelas coisas que acontecem no partido acima em destaque. Quando publicamente a RENAMO surgiu como um Partido alternativo deste País, eu fui uma das pessoas que aplaudiu porque de facto o processo democratico funciona com muitos
partidos, acima de tudo partidos serios com metas bem definidas e principios bem preconizados em defesa do povo que os elege. Mas para o nosso caso está me parecer
ser tudo diferente do que imaginamos.
Estamos perante um Partido desorganizado, sem rumo, sem, metas, sem posição, hoje fala isto amanhã fala outra coisa, um partido que até parece ter dirigentes que sofrem de psicose aguda. Em fim, um Partido que devia ser alternativa mas virou um
ninho de discordias entre eles.
O que muito admira, é que a RENAMO arrecadou intelectuais bem invejaveis como é o caso dos Drs João Colaço, Manuel de Araujo, Eduardo Namburete, Benjamim Pequenino, Ismael Mussa, Dionisio Quelhas, entre muitos que até alguns são dirigentes séniores na Frelimo (mas militam clandestinamente para não entornarem o caldo),
que na minha óptica segundo o que dizem e como se apresentam, me parecem ser homens
trabalhadores, serios e competentes.
Mas nem com isso! Está uma autêntica desorganização que só eles é que sabem justificar. Mas na verdade, este País precisa de uma oposição seria; uma
oposição com agenda; uma oposição construtora e não uma oposição de famintos, como o que nos parece transparecer a RENAMO. Mas no meu entender, aliás, daquilo que sei,
os tais invejáveis intelectuais que até a FRELIMO os quer ter, todos tem as suas vidas bem arrumadas; Noutras palavras: NÃO SÃO FAMINTOS; VIVEM BEM E NÃO ESTÃO NA
RENAMO PARA ANGARIAR DINHEIRO NA CASA DO POVO.
Então, onde está o problema da RENAMO?
Mas o meu tema de hoje não tem nada a ver com famintos da Renamo porque também na
Frelimo está cheio de famintos e lambe-botas.
O meu assunto está virado para as expulsões na RENAMO que só são feitas na Zambézia
muito em particular na cidade de Quelimane. Quer dizer que, quando Dhlakama entende
expulsar seus membros, o “centro sem vergonha” que ele acha ser o melhor sítio, é
Zambézia.
Mas que coisa, meu DEUS! Mas que mal o zambeziano fez, para merecer esse castigo?
Pobreza é na Zambézia; desorganização do Partido Frelimo, é na Zambézia; Governo incompetente, é na Zambézia; Juventude sem dirigentes, é na Zambézia;
chineses que fazem necessidades maiores nos plasticos e o preto vai deitar as fezes do patrão no rio dos bons sinais, é na Zambézia; inveja, traição, destruição em massa de lares em troca de dinheiro, é na Zambézia; candidato que é morto antes das eleições, é na Zambézia; Administradores que morrem em massa num único distrito(Maganja da Costa), é na Zambézia; trabalhadores públicos expulsos em massa
porque não se deram com este ou aquele chefe, é na Zambézia; onde estava exilado o nosso primo e ambicioso do poder - camarada Mugabe, é na Zambézia(foi Professor na
Escola 25 de Setembro).
Mas que mal cometemos, meu Deus?!
Eu quando escrevo dizendo a verdade, dizem que sou um descontente. Mas eu não sou
nenhum descontente.
Se eu fosse um descontente, nem estaria preocupado com a minha província e muito menos havia de comungar ideias a favor da Frelimo porque o que foi feito para muitos zambezianos, só Deus é que sabe e um dia os maldosos acabarão pagando porque “Ca se
faz ca se paga”.
Galileu Galileia, foi morto por pessoas que lhe achavam incorrecto por dizer a verdade e ter defendido uma tese. Hoje, após a sua morte, todos nós
concluimos que afinal, o homem tinha razão!
Um dia, você que está a ler este artigo vai-se recordar dos meus textos, se de facto você é um cidadão que acompanha o mundo de hoje.
Então, qual é a sua definição?
E-mail: rocavil@gmail.com
rondinhoviligueia@yahoo.com.br

1 comment:

Anonymous said...

É, sem duvidas, um grande azar! Ate a legenda do mapa traz erros ortograficos. Esta-se mal!