Tuesday 30 September 2008

A Opiniao de Inacio Chire

“Se Daviz Simango tem algum projecto político
“em manga”, que consiga realiza-lo”
Inácio Chire, analista político e membro fundador do PCN

Beira (O Autarca) – Inácio Chire é conhecido analista moçambicano sobretudo politico; também já foi actor político nacional quando juntamente com a família Simango e outros institucionalizaram o Partido de Convenção Nacional (PCN), por conseguinte acaba sendo uma personalidade com algum convívio com o actual edil da Cidade da Beira, Daviz Simango – uma figura que certa análise acabou considerando-o controversa, outra desafiadora e outra até chamouo rebelde, pela sua candidatura independente que levou a sua expulsão da Renamo que em 2003 o elegeu para o cargo
que agora pretende recandidatar-se “sozinho”.
Sendo as qualidades de Inácio Chire elegíveis para uma abordagem sobre a figura de Daviz Simango, com ele travamos um breve diálogo, começando por perguntar na altura em que ambos faziam parte do mesmo partido PCN, qual era o papel de cada um?
Inácio Chire (IC): Daviz era um membro do PCN quando sai do Partido em 2004. Não sei que papéis desempenhou depois porque como sabe andei fora do Pais durante muitos anos. Então pode ter havido mudanças de que não tive conhecimento.
O Autarca: Como era a relação entre você e Daviz Simango e em relação desde que ele tornou-se Présidente do Conselho Municipal da Beira?
IC: Faz muitos anos que não vejo Daviz Simango nem Lutero Simango. Se não me engano nos últimos anos cruzei com Daviz uma vez na Beira. Num jantar. Que me lembre só deu para nos cumprimentarmos rapidamente porque ele estava conversando com umas pessoas.
Mas foi um cumprimento cordial.
Aliás não podia ser diferente. Não há motivos.
O Autarca: Quando começou a “confusão” em relação a decisão da Renamo e a reacção de Daviz Simango, o que esperava nessa altura?
IC: Não esperei nada. Fiquei curioso e atento para ver como o caso se iria desenvolver. Que decisões a Renamo iria tomar. Neste momento todo mundo está esperando para ver que passos o Daviz vai dar. Eu também.
O Autarca: Qual o futuro que não gostaria desejar a Daviz Simango?
IC: Que futuro não gostaria para Daviz? Eu preferia falar do que gostaria.
Só posso desejar que ele consiga materializar todos seus projectos e ideais. Se
tem algum projecto político "em manga", que consiga realiza-lo.
Mas acredito que como muitas das coisas na vida, vai exigir dele e de sua equipa muito trabalho.
O Autarca: Agradecemos a sua atenção.
IC: Obrigado eu. Mandem sempre._ (Falume Chabane)

No comments: