Maputo - A capital moçambicana, Maputo, acolherá nos dias 18 e 19 de Setembro o 5º Encontro de Fundações para o Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), visando o aprofundamento dos laços de solidariedade e cooperação. Sob o tema "As Fundações e o Desenvolvimento Económico e Social", a reunião promovida pelo Centro Português de Fundações e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade de Moçambique reunirá representantes de cerca de 50 fundações lusófonas.
Um comunicado terça-feira divulgado pela organização indica que o evento pretende também reforçar o papel das sociedades civis de cada um dos países da comunidade de língua portuguesa.
Na sessão de abertura estarão Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (Moçambique), e Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Gulbenkian (Portugal) e presidente do Centro Português de Fundações. Participam também no encontro representantes da Fundação Roberto Marinho (Brasil), Fundação Oriente (Portugal), Fundação Eduardo dos Santos (Angola), Fundação Bissaya-Barreto (Portugal), Fundação Cabo-Verdiana de Solidariedade (Cabo Verde), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Portugal), Fundação Joaquim Chissano (Moçambique), Fundação Engenheiro António de Almeida (Portugal) e Fundação Mãe Santomense (São Tomé e Príncipe).
O papel das fundações na promoção dos Direitos do Homem, no apoio e no estabelecimento de acordos de parceria económica, bem como no incremento das relações de amizade e solidariedade entre os cidadãos da CPLP serão alguns dos temas previstos para as intervenções dos participantes. Paralelamente, o programa cultural do encontro inclui uma visita ao Museu Nacional de Arte, em Maputo, para a inauguração das exposições de Movimento de Arte Contemporânea (MUVART) e do fotógrafo moçambicano Mauro Pinto, bem como a participação num concerto de Timbila Muzimba, uma orquestra que reúne jovens músicos e bailarinos moçambicanos.
Ainda à margem do encontro, os participantes visitarão o Centro de Investigação em Saúde, em Manhiça, sul de Moçambique, que desenvolve uma vacina contra a malária, e dois projectos da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade de Graça Machel, que dão assistência a órfãos e crianças em situação vulnerável e prestam serviços ao domicílio para infectados pelo HIV/SIDA no distrito de Marracuene, província de Maputo.
Sneaky Britain? How our moral compasses are changing
-
Could the popularity of The Traitors link to something wider going on among
Britons - and our shifting attitudes towards dishonesty?
43 minutes ago
No comments:
Post a Comment