Com Convenções Concluídas, Começa Campanha Eleições Gerais nos EUA
Atenção volta-se para estados decisivos a menos de dois meses do dia das eleições
Por Michelle Austein
Redactora
Washington – Passadas as convenções nacionais dos partidos políticos, os candidatos presidenciais John McCain e Barack Obama estão a concentrar os seus esforços nos eleitores indecisos em estados difíceis.
Embora a corrida às nomeações presidenciais tenha terminado em Junho, o republicano McCain e o democrata Obama não se tornaram candidatos oficiais dos seus partidos até às convenções nacionais. A conclusão da convenção republicana a 4 de Setembro assinalou o começo da campanha para as eleições gerais.
Para evitar conflitos com o programa dos Jogos Olímpicos de Verão, de 8 a 24 de Agosto, os partidos realizaram as suas convenções em finais de Agosto princípios de Setembro, bastante mais tarde que as convenções anteriores. Isto faz da campanha para as eleições gerais de 2008 uma das mais curtas na história dos Estados Unidos, o que exige que os candidatos se dirijam a uma grande variedade de eleitores num período muito curto.
Quando começarem as eleições gerais, a corrida de 2008 à presidência parece estar muito próxima.
PONTOS ALTOS DA CONVENÇÃO
Obama foi nomeado oficialmente pelo seu partido durante a Convenção Democrata Nacional, realizada de 25 a 28 de Agosto em Denver. Os delegados nomearam-no por voto directo, com a ajuda da sua antiga rival durante as primárias, Hillary Clinton (Ver “Democratas Nomeiam Formalmente Barack Obama para a Presidência dos EUA”).
Obama aceitou a nomeação perante uma multidão de mais de 76.000 pessoas dizendo que “manterá viva a promessa americana” se for eleito. (Ver “Barack Obama Aceita Nomeação Presidencial”).
Os republicanos realizaram a sua convenção de 1 a 4 de Setembro em St. Paul, Minnesota, mas começou devagar. Os líderes do partido cancelaram a maior parte dos eventos previstos para o primeiro dia e encorajaram os delegados a colaborar nos esforços de ajuda contra o furacão. (Ver “Republicanos Incentivados a Ajudar os Afectados pelo Furacão Gustav”).
McCain aceitou a nomeação republicana num discurso a 4 de Setembro, no qual se descreveu a si mesmo como um líder experiente que trará mudança. (Ver “John McCain Diz na Convenção Republicana ‘A Mudança Vem Aí’”).
Mas o ponto alto para muitos delegados republicanos foi um discurso proferido pela candidata à vice-presidência Sarah Palin, pela primeira vez na cena nacional. (Ver “Republicanos Nomeiam John McCain para Presidente”).
Barack Obama realiza encontro na câmara municipal em Flint, Michigan, 8 de Setembro,
PLATAFORMAS PARTIDÁRIAS
Ambos os partidos adoptaram plataformas, as declarações oficiais mas não vinculativas dos objectivos e das posições políticas para os próximos quatro anos. Ambos os partidos consideram as plataformas de 2008 como adoptadas com o maior input da média dos membros do partido na história. Os democratas tiveram reuniões abertas por todo o país para reuniram opiniões, enquanto que os republicanos encorajaram os americanos a enviar as suas ideias via um website.
A plataforma democrata com o título “Renovar a Promessa da América” exige ajuda económica aos que perderam o emprego, mais investimento na educação pública, cuidados de saúde acessíveis, ajuda aos americanos para fazer poupanças para a reforma e melhoria das relações diplomáticas dos EUA. A Plataforma Democrática (PDF, 59 páginas) encontra-se disponível no website da Convenção Democrata Nacional.
CANDIDATOS VISITAM ESTADOS DIFÍCEIS
Desde as convenções, os candidatos e os seus colegas têm estado a visitar os estados do país mais disputados.
A primeira paragem de McCain e Palin, depois de aceitarem as nomeações do seu partido, foi em Cedarburg, Wisconsin, a 5 de Setembro. A maior parte dos analistas políticos consideram o estado como inclinado para os democratas.
Mais de 12.000 pessoas foram ouvir os candidatos republicanos falar sobre formação profissional e impostos mais baixos em frente a uma gelataria. A campanha então visitou o teatro ao ar livre em Sterling Heights, Michigan, também um estado decisivo. A 6 de Setembro, McCain visitou o disputado estado ocidental de New México, a sua quarta visita em cerca de três meses. Aí tentou convencer sobre os seus planos de redução de impostos e prospecção de petróleo na costa dos EUA.
Obama e os seus delegados visitaram muitos destes mesmos estados nos últimos dias. A 8 de Setembro, Obama fez a sua terceira visita em duas semanas a Michigan, onde falou acerca de economia num estado com uma das taxas mais altas de desemprego do país. Também fez um discurso no estado de tendência republicana, Indiana, a 6 de Setembro e visitou uma fábrica de vidro em Duryea, Pensilvânia, a 5 de Setembro.
O colega de equipa de Obama, Joe Biden, visitou Wisconsin, Iowa, Pensilvânia e Virgínia nos últimos dias, procurando ganhar votos para as propostas de Obama sobre os impostos e a segurança social. Os seus delegados também estão a falar aos eleitores em estados difíceis: Hillary Clinton falou da economia e visitou membros da união na Florida a 8 de Setembro. A futura primeira dama Michelle Obama também ajudou nos eventos da campanha nos últimos dias.
Os candidatos farão uma breve paragem na campanha para apareceram conjuntamente no World Trade Center para comemorar o sétimo aniversário dos ataques terroristas do 11 de Setembro. “Todos nos reunimos a 11/9, não como Democratas ou Republicanos, mas como americanos”, disseram num comunicado conjunto.
McCain e Obama irão participar em três debates televisivos a partir de 26 de Setembro. Biden e Palin terão um frente-a-frente a 2 de Outubro.
Melting glaciers leave homes teetering in valley of jagged mountains
-
Climate change is altering the landscape of Pakistan's mountain regions,
and changing lives forever.
9 hours ago
No comments:
Post a Comment