Monday, 8 September 2008

ELEICOES EM ANGOLA


Anomalias sem influência nos resultados”
CPLP aprova eleições angolanas
A missão de observadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou este domingo as eleições legislativas de Angola, considerando que as anomalias técnicas não tiveram interferência no resultado.



Em comunicado, a CPLP adiantou que “as eleições legislativas de 2008 em Angola foram realizadas de forma transparente e livre e devem ser entendidas como um sinal de que o país inicia um novo ciclo na consolidação da paz e do seu sistema democrático que, inevitavelmente, trará benefícios para o país e para a população angolana.

Os observadores da CPLP destacaram “que nas províncias o dia de votação decorreu com moderação, serenidade e consciência de cidadania, não sendo de destacar aspectos negativos”.

“NÃO É ALTURA PARA ACEITAR RESULTADOS PROVISÓRIOS”

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu que “neste momento, não é altura para aceitar resultados provisórios”, comentando os primeiros dados avançados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Hoje de manhã, a CNE adiantou que, quando estavam contados metade dos votos, o MPLA, liderado por José Eduardo dos Santos, seguia destacado na votação com 81,65 por cento dos votos, contra os 10,59 por cento da UNITA.

Samakuva lembrou que em Angola “existe o direito à reclamação” e que o seu partido apresentou um pedido de impugnação do acto eleitoral na província de Luanda, devido à ocorrência de algumas falhas.

O líder da UNITA considerou ainda que não é possível “concluir que todos os votos expressos sejam legítimos” e reiterou a “falta de credibilidade deste processo”.

para mais detalhes por favor clique aqui

No comments: