Sunday, 7 September 2008

ELEICOES EM ANGOLA


Unita entrega processo de impugnação de votação angolana
Unita entrega processo de impugnação de votação angolana
A União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita, maior partido da oposição) entregou na manhã deste sábado o processo de impugnação das eleições na província de Luanda à comissão eleitoral do país.
Adalberto da Costa Junior, porta-voz da Unita, disse à Agência Lusa que este processo de impugnação resulta da "evidência gritante" de "falta de transparência" do processo eleitoral na capital angolana.
Falta de cadernos eleitorais em todas as assembléias de voto, ausência de registro eletrônico previsto dos eleitores e de cédulas, urnas que não abriram e a "ilegal" passagem da votação para dois dias são a espinha dorsal dos argumentos da Unita para pedir a impugnação.
O porta-voz do partido opositor sublinhou ainda que "tudo aponta para que o cenário que se viveu [em Luanda] na sexta-feira [dia das eleições] foi premeditado e construído com o objetivo de levar a votação para dois dias" na capital, onde estão situados "mais de dois milhões" dos 8,3 milhões de eleitores inscritos no país.
A Unita diz que “confusão logística foi premeditada", para que ninguém saiba quantos eleitores votaram, o que "torna tudo possível".
A Lusa está tentando contatar o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), mas ainda não obteve resposta.
Muitas das 320 seções eleitorais onde continuam as votações neste sábado abriram em três municípios da região de Luanda.
LUSA - 06.09.2008

No comments: