Monday 29 September 2008

Desenvolvimento municipal : BIRD satisfeito com PROMAPUTO


O BANCO Mundial (BIRD) avalia positivamente a execução do Programa de Desenvolvimento Municipal (PROMAPUTO), concebido há sensivelmente dois anos pelas autoridades municipais da capital do país, no quadro das iniciativas atinentes à melhoria de infra-estruturas, condições económicas e sociais da autarquia.Maputo,
Segundo aquela instituição financeira internacional, a gestão do projecto está totalmente integrado na sua estrutura, além de que promove a apropriação e uma liderança clara.

A apreciação positiva sobre o PROMAPUTO foi apresentada há dias pela gestora dos programas do Banco Mundial, Susan Hume, durante a reunião de “Revisão do Desempenho da Carteira de Projectos (CPPR)”.

O projecto PROMAPUTO, que se encontra no seu segundo ano de execução foi concebido pela edilidade para um horizonte de 10 anos, sendo que parte do seu financiamento é assegurado pelo Banco Mundial.

A primeira fase do projecto, centrada na vertente de desenvolvimento institucional, melhoria das finanças municipais e planeamento urbano integrado termina próximo ano.

Nesta fase, conforme informações em nosso poder, foi perspectivado o início de algumas actividades de impacto imediato na área de serviços, periodizando-se a melhoria da gestão dos resíduos sólidos, sinalização vertical (semáforos), iluminação pública, melhoria do estado de algumas vias prioritárias, do saneamento e do controlo da erosão nas áreas mais vulneráveis.

Com efeito, desde finais do ano transacto a cidade de Maputo tem estado a conhecer diversas iniciativas de alguma visibilidade, nomeadamente no sector de estradas, onde muitas vias estão a beneficiar de trabalhos de reabilitação. A orla marítima da Costa do Sol também tem vindo a beneficiar de obras visando o controlo da erosão.

Recentemente foi concessionada ao sector privado a gestão dos resíduos sólidos na zona de cimento da cidade e foram assinados vários contratos com empresas comunitárias (micro-empresas) para a recolha primária de lixo nos bairros periféricos.

Depois de vários anos, a cidade de Maputo conta já com novos semáforos nos principais cruzamentos, o que vem a revelar parte do sucesso do projecto PROMAPUTO.

A segunda fase do programa, abrangendo o período de 2010 a 2016, segundo nossas fontes, continuará a aprofundar o desenvolvimento institucional, o reforço das finanças municipais, augurando-se igualmente, um crescimento significativo de intervenções na área de prestação de serviços.

Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2008:: Notícias

No comments: