Wednesday 27 August 2008

Prémio de Jornalismo Investigativo John Manyarara

O Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) anuncia, por via desta nota, o lançamento do Prémio de Jornalismo Investigativo John Manyarara 2008, que tem como objectivo o reconhecimento do trabalho que os profissionais da comunicação social da África Austral desenvolvem ao nível dos seus países.

No âmbito do Prémio de Jornalismo Investigativo John Manyarara 2008, serão atribuídos dois galardões:

 O Jornalista Investigativo MISA John Manyarara do Ano, que receberá um prémio monetário de 4.000 (quatro mil) Euros;
 O Jornalista Promissor MISA John Manyarara do Ano, que receberá um prémio monetário de 2.000 (dois mil) Euros e uma bolsa de estudos avaliada em 6.000 (seis mil) Euros.

Os prémios serão atribuídos aos concorrentes que apresentarem a melhor peça jornalística ou o conjunto de melhores peças jornalísticas, demonstrando-se habilidades em investigação jornalística.

O Júri premiará, especificamente, os trabalhos que:

 Demonstrem excelentes habilidades de investigação jornalística, com enfoque em questões metodológicas como “construção” de fontes, colecção de dados, profundidade e clareza;
 Sejam pertinentes, à luz dos critérios universais de noticiabilidade;
 Interroguem os envolvidos e a sociedade em vários e diversos ângulos;
 Demonstrem perseverança na abordagem do tema em discussão;
 Resultem da iniciativa e criatividade do jornalista;
 Tragam a público informações que estavam a ser postas em “segredo”.


O concurso admite somente peças jornalísticas que tenham sido publicadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2007, ou seja, durante o ano passado.

Na óptica do MISA, Jornalismo Investigativo não se limita às denúncias sobre corrupção, mas inclui outras temáticas nas quais África pode ser jornalisticamente investigada.

Em cada um dos 11 países da África Austral em que o MISA possui um escritório será seleccionado 1 (um) finalista; totalizando 11 (onze), esses finalistas irão se juntar aos 2 (dois) premiados, para beneficiarem de uma Formação em Jornalismo Investigativo, a ser organizada pela Universidade de Witwatersrand, da África do Sul.

O mesmo grupo poderá assistir à Cimeira Pan-Africana de Jornalismo Investigativo, a ser promovida pelo Forum for African Investigative Reporters (FAIR), pouco antes da acção de Formação em Jornalismo Investigativo.

Os jornalistas moçambicanos que desejam se candidatar ao Prémio de Jornalismo Investigativo John Manyarara 2008 deverão fazê-lo depositando os seus trabalhos nos escritórios do MISA-Moçambique, que se localizam na Avenida Ahmed Sekou Touré, número 2710, em Maputo, ou nos Núcleos Provinciais da organização, até às 15 horas do dia 18 de Setembro de 2008.

Os vencedores dos prémios serão anunciados durante uma cerimónia a decorrer no fim da Formação em Jornalismo Investigativo e da Cimeira Pan-Africana de Jornalismo Investigativo.

O Prémio de Jornalismo Investigativo John Manyarara conta com o apoio do Instituto Holandês da África Austral (NIZA) e do Fórum Africano dos Jornalistas Investigativos (FAIR.

No comments: