Thursday 28 August 2008

Autarquicas na Perdiz-Quo vadis?


Renamo pretende aumentar seu espaço de governação
- Ivone Soares, do Gabinete Eleitoral do partido, que ontem se inscreveu na CNE

Maputo (Canal de Moçambique) – O partido «Renamo – Resistência Nacional de Moçambique» foi ontem de manhã, quarta-feira inscrever a sua candidatura nas instalações do «CNE – Conselho Nacional de Eleições» para concorrer nas autárquicas municipais de Novembro de 2008. Em contacto com a respectiva porta-voz do Gabinete Central de Eleições, Ivone Soares, esta disse que “os munícipes moçambicanos vão testemunhar a entrada da Renamo em mais municípios do país e por isso estamos a proceder à nossa inscrição”. “Já governamos cinco municípios do país, a cidade da Beira, Marromeu, Angoche, Ilha de Moçambique, e Nacala como também pretendemos aumentar o número de municípios sob nossa governação uma vez que são considerados exemplos de boa governação no país”, disse Ivone Soares.
Ainda segundo ela “em breve anunciaremos a data de apresentação dos candidatos que vão concorrer nas 43 autarquias municipais”.
Frisar que para se concorrer nas autarquias municipais os partidos concorrentes tem que estar munidos de requisitos tais como a sigla do partido, emblema, estatuto, certificado de registo e resolução do conselho nacional. Questionada sobre o que estão a fazer em torno do processo autárquico, Ivone Soares disse: “internamente estamos num processo extremamente avançado mas decidimos para já não fazer qualquer aparato publicitário dos candidatos”.
Ivone Soares disse ainda que “em breve” as listas dos candidates concorrentes às autarquias municipais e membros das assembleias municipais serão do domínio público.
Segundo fontes próximas do partido Renamo, são potenciais candidatos a candidatos pela Renamo à presidência do Municípico de Maputo nas próximas eleições municipais, três candidatos: o actual porta-voz do partido, Fernando Mazanga, Jeremias Pondeca, membro do Conselho
de Estado e delegado do partido na cidade capital do país, e o deputado da Assembleia
da República pela Renamo, Dr. Eduardo Namburete. O mais provável candidate destes três é este último, que é natural da cidade e um muito apreciado comentador da STV, com credenciais como docente universitário.
De referir que o partido presidido por Afonso Dhlakama está a governor actualmente cinco autarquias municipais, designadamente a Cidade da Beira e a Vila de Marromeu, na província de Sofala, e as cidades de Angoche, Ilha de Moçambique e Nacala-Porto, todas elas na província de
Nampula. (Conceição Vitorino)

No comments: