Tuesday 1 July 2008

Sera que Hama Thai tem razao?

Li com alguma incredulidade a entrevista do General Hama Thai na ultima edicao do Magazine Independente!
Entre cepticismo, e incredulidade foram navegando e passeando pela minha mente varias ideias e cenarios!
O que e que levara aquele veterano da luta armada de libertacao nacional a dizer uma asneira daquele tamanho? Estaria ele na altura da entrevista ebrio como o Jovem Secretario Geral da OJM que apareceu nos estudios da RM nesse estado? Estaria o General no perfeito comando dos seus seis sentidos? Seria frustracao pela conduta dos seus filhos e quica dos filhos dos seus correligionarios?

De facto ha algum tempo tenho vindo a verificar que nas hostes do partido no poder reina um medo gritante pois os mais velhos nao souberam preparar os seus filhos para os renderem na hora do adeus! Vejam onde andam os filhos de muitos historicos!

Como diria o bom do mediatico Venancio Mondlane, pareceu-me que o velho General com ambicoes presidencialistas, sofre do 'sindroma de proximidade'!Desabafou e disse aquilo que todos nos sabemos! Que a Frelimo esta aflita porque nao sabe a quem entregar o poder! Ou seja ao longo dos mais de 30 anos de independencia nacional a FRELIMO nao foi capaz de criar uma massa juvenil pensante! Compare a OJM co a Liga da Juventude do ANC!

A geracao dos Katuphas, Matusses, Chilundos, Muteias nao soube unir-se o suficiente para tomar conta do poder! A geracao do Edson Macuacua e aquela que conhecemos e que desceu tao baixo que tem como porta-vozes os manos E. M e A.B! Isto e, o ponto mais baixo da nossa intelectualidade!

Eu ate entendo a frustracao do General! Deve ser mesmo frustrante plantar tanto, durante tantos anos para no fim colher milho da quinta categoria!

Aconteceu com Mugabe, e certamente acontecera em Mocambique! Quando chegar a hora da passagem do testemunho apenas aparecerao mediocres, capazes de vender o pais ao preco de banana!
O que e que e espera de uma organizacao juvenil que tem a sua cabeca um jovem que aparece a debates ebrio? O Secretario Geral de uma organizacao e o seu expoente! Deve ser o espelho, o simbolo da organizacao! Ele e que e a cara interna e no exterior da organizacao! Ele representa a organizacao dentro e fora do pais! como pode cometer tanta irresponsabilidade?

Sinto pena do General! Coitado! Nao gostaria de estar na pele dele!

Mas tambem acho que esta de parabens o General por ter tido a coragem de dizer aquilo que todo o mundo sabia, mas que ninguem ousava dizer! Que o Rei Vai Nu! Ou seja que a Frelimo nao tem sucessores! Nao preparou ninguem para continuar na tal renovacao!

O unico senao deve ter sido a 'gaffe' do meu mui amigo Lourenco Jossias, que se esqueceu de proposito ou nao, de colocar Frelimo entre as palavras 'Jovem' e 'podem', pois ai a frase do General teria mais sentido e passaria a ter a seguinte formulacao: ' Jovens da Frelimo podem vender o pais!' Ai sim General a frase encaixaria como uma luva nas maos de uma princesa nordica! ou macua! Bom dig-se de passagem se e que ainda restou algo por vender no meu pais e que valha algo!

E mais nao disse!

Bayete General!

No comments: