Thursday 31 July 2008

REINO UNIDO - Trabalhismo na encruzilhada


(Londres, AG/BR Press) - Gordon Brown é um primeiro ministro bem diferente no Reino Unido, pois ele chegou a ser o chefe de seu partido e do governo sem nunca ter disputado uma eleição popular. Quando, em junho e 2007, substituiu Tony Blair, ele se gabava de ter sido durante uma década “o secretário do Tesouro de maior sucesso da história britânica”.
Em seus primeiros três meses no poder, ele tinha tanto apoio popular que, se as eleições tivessem sido antecipadas, ele ganharia por uma ampla margem e teria garantido mais cinco anos de governo. No entanto, ele não se atreveu a fazer isso, e logo sua administração se viu envolvida em escândalos e na cúmide de uma recessão.
A partir daí, em todas as eleições que aconteceram (as municipais de Londres e de toda a Inglaterra e Gales) e em outras três para substituir parlamentares que deixavam os cargos, seu partido teve derrotas esmagadoras.
A estas alturas, Brown já não poderia vencer as eleições de 2010 e o trabalhismo deve escolher entre dois males: tentar substituí-lo no cargo ou deixá-lo permanecer ali, na tentativa de evitar algo pior.
(*) O analista internacional e ex-professor da London School of Economics (LSE) Isaac Bigio é especializado em América Latina e assina uma coluna diária no jornal peruano Correo. Tradução: Angélica Resende/BR Press. para mais detalhes clique aqui

No comments: