Friday 27 June 2008

Comunicado de Imprensa



Marcha de solidariedade para com o povo do Zimbabue


O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), em parceria com a Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), realizam amanhã, dia 27 de Junho uma marcha de solidariedade para com o povo do Zimbabue.

A manifestação, pacifica e ordeira, coincide na data em que naquele país se realiza a segunda volta das eleições presidencias, saliente-se, apenas com a presença de Robert Mugabe, após a retirada de Morgan Tsivagirai lider do Movimento para a Mudança Democratica (MDC) vencedor da primeira volta.

As Nações Unidas, a União Africana e a SADC, devido a onda de violencia que vem caracterizando o Zimbabue desde as eleições de 29 de Março, já apelaram que a eleição de amanha seja adiada. O CEMO, em dois debates sobre a crise política zimbabuena, concluira não existirem condições para a realização da segunda volta.

O CEMO e a LDH vem por este este meio convidar a todos os orgãos de informação nacionais e internacionais baseados em Moçambique a fazerem a cobertura da Marcha de solidariedade para com o Povo do Zimbabue.

A marcha tera inicio as 15 horas com partida na praça Robert Mugabe e, tera o seu termino na embaixada do Zimbabue com a entrega de uma moçao de solidariedade para com o povo do Zimbabue.

Em nome de uma cidadania mais activa e participativa aguardamos pela vossa inestimavel presença e colaboração

Por eleições Transparentes, Livres e Justas na SADC,

Maputo aos 26 de Junho de 2008

No comments: