Sunday 25 May 2008

PARABENS PEMBA!

Passei os ultimos dias na Cidade de Pemba em missao de trabalho! Aproveitei a oportunidade para visitar os pontos candentes da cidade: a parte velha da cidade, o famoso bairro Paquitequite, a praia, o Nautilus, O Pemba Beach, o farol etc. Devido a escassez de tempo nao pude vistar a minha praia preferida_-a praia de Murrebwe!

Achei Pemba simpatica, com o comercio informal e o turismo a movimentarem a pequena urbe. Vi uma moldura impressionante na praia celebrando a eleicao mais do que justa da baia de Pemba como uma das mais belas baias do mundo!

O Paquitequite, esse lendario bairro continua imponente, com a sua mesquita a comandar a arquitectura da Cidade. O historico campo de futebol e a escola de jogadores teimam em nao desaparecer da geografia social daquele mini-mundo! As paquitequitenses com a sua fama milenar de 'fazedoras de milagres' emocionais parece nao terem perdido os seus dotes- pelos relatos de esquina que nao nos escaparam!

A abertura da Faculdade de Gestao de Turismo e Informatica da Universidade Catolica naquela parcela do pais foi sem margem para duvidas um gesto visionario de longo alcance! Pena e a pobreza nas areas de extensao e oferta de cursos basicos de pequena duracao! Saudamos o facto de os estudantes escreverem as suas dissertacoes em lingua inglesa!

Um dos ''senaos' nesta maravilha do Indico foi o facto de ter verificado que nao existe nenhuma casa de cambios oficial, o que pressupoe que os turistas trocam os deus dolares no mercado paralelo, com todas as consequencias dai advientes: inseguranca, fuga ao fisco etc, etc, etc.

Outro 'senao'' e a forma meio atabalhoada como as construcoes sao feitas! Sera que Pemba tem um plano Director Urbanistico? Se o tem sera que esta a ser cumprido? E que no nosso pobre entender, Pemba tem um potencial turistico virgem e de grande valor internacional. Se nao respeitarmos o plano urbanistico, no futuro quando as grandes companhias de turismo descobrirem esta perola do indico teremos grandes dificuldades em acomoda-las e isso podera influenciar negativamente no desenvolvimento e promocao do turismo naquela parcela do pais!

Sai que apelamos a quem de direito para que tome as medidads necessarias para que se devolva a Pemba o estatuto turistico que merece!

E uma vez mais parabens cidade de Pemba!

E mais nao disse!

MA

2 comments:

Bayano Valy said...

caro manuel,
infelizmente colocas o dedo na ferida. acho que os planos urbanísticos surgem após o facto consumado, ie, após terem começado as construções desenfreadas. veja a cidade de maputo! como se espera que a cidade de cimento respire quando tem um colete de forças (maxaquene, mafalala, minkadjuine e chamanculo) que a sufocam? as vezes precisa-se mais é é de coragem para poder sonhar e fazer.

Jonathan McCharty said...

Eu por acaso alertei na primeira postagem do meu blog, os problemas de crescimento urbano desordenado que aqui referes.