Thursday, 10 April 2008

CODESRIA

CODESRIA
Programa Para Ex-Estudantes dos Institutos do CODESRIA
2ª Conferência Anual dos Ex-estudantes dos Institutos do CODESRIA
Tema: Controlo do Processo Urbano em África
Datas: 17 – 19 Setembro de 2008
Local: Brazzaville, Congo

Desde 1992, o CODESRIA organizou institutos temáticos anuais para jovens investigadores e pesquisadores em meio de carreira, principalmente de universidades e de centros de pesquisa em África. Desde então, o número de institutos temáticos organizados pelo Conselho aumentou, bem como o número de investigadores convidados para participar neles numa base competitiva aberta. Depois de começar com o Instituto sobre Governação, os institutos organizados pelo Conselho multiplicaram-se ao longo dos anos e incluem o Instituto sobre Género, o Programa do Instituto de Ciências Humanas, o Instituto de Estudos Infantis e Juvenis, e o Instituto sobre Saúde, Política e Sociedade. No quadro do Plano Estratégico do CODESRIA para o período 2007-2011, prevê-se a introdução de mais dois institutos, um sobre Economia de Desenvolvimento e outro sobre Ciências Sociais e TIC.

Com uma média de 15 participantes por ano em cada um dos institutos organizados pelo Conselho, o programa formou centenas de ex-estudantes nas diferentes sessões realizadas. A maior parte dos ex-estudantes continuaram no sistema educativo superior em África onde muitos atingiram postos seniores e amadureceram os seus conhecimentos. O Programa para Ex-estudantes dos Institutos do CODESRIA visa servir como um fórum para interacção contínua entre todos os participantes dos institutos organizados pelo Conselho. Desta forma, ele permitirá aos participantes revisitar algumas das antigas preocupações intelectuais que os atraíram para o instituto no qual participaram, colocar novas perguntas devido à passagem do tempo e à geração de novos conhecimentos, e elaborar uma nova agenda intelectual colectiva que poderá ser prosseguida através de outros veículos de pesquisa do CODESRIA. Por forma a atingir os objectivos do programa, o CODESRIA vai oferecer uma página no seu site para interacção entre os antigos participantes; a página terá também notícias sobre os participantes e publicações que eles pretendem partilhar. Além disso, o Conselho vai realizar uma conferência anual de ex-estudantes dos Institutos do CODESRIA em redor dum tema que os antigos participantes serão convidados a abordar através de resumos e de documentos. As versões revistas dos documentos apresentados na conferência serão publicados pelo Conselho na sua Série de Livros.

Em 2008, o CODESRIA vai também realizar um estudo de seguimento dos seus ex-estudantes com vista a construir uma base de dados sobre a sua trajectória intelectual. . Tal como fez em 2007, o Conselho vai organizar em 2008 uma conferência para os ex-estudantes dos seus institutos. No que diz respeito ao estudo, está a circular um breve questionário na internet (por e-mail e no site do
CODESRIA) que os ex-estudantes que ainda não o fizeram são convidados a completar. A conferência será realizada de 17 a 19 de Setembro de 2008 em Brazzaville, Congo, sob o tema: Controlo do Processo Urbano em África. A conferência decorrerá em Inglês, Francês e Português.

A urbanização é um dos temas que conheceu novos desenvolvimentos na pesquisa social global, incluindo nos países de África que registaram uma expansão rápida nos contextos urbanos nas últimas duas décadas e meia. Segundo opinião geral, África não é apenas uma das regiões do mundo com maior crescimento urbano em termos de espaço e de demografia, mas também alberga várias megacidades emergentes, algumas das quais são projectadas para ultrapassar as fronteiras nacionais existentes ao longo do tempo. Os factores aproximativos responsáveis pela aceleração dos processos de urbanização em África são numerosos e estão bem documentados na crescente literatura sobre o assunto. Estes processos abarcaram dimensões formais e informais da urbanização que representam uma variedade de desafios de governação que merecem um exame mais aprofundado por parte da comunidade de pesquisa social africana. O maior destes desafios é a questão das relações sociais do poder tal como são abarcadas na Questão Urbana contemporânea. Por um lado, a composição, a decomposição e a recomposição espacial dos espaços urbanos dizem respeito a relações mais amplas de poder que devem ser examinadas em todas as suas dimensões. Por outro lado, os vários modos de administração do meio urbano levantaram questões de representação e de participação que iriam beneficiar dum exame profundo da cidade como espaço e comunidade sócio-política onde as preocupações de identidade são incluídas nas relações da estrutura do Estado e da sociedade.
Além disso, o facto de o processo urbano acelerado estar interconectado com as migrações intra e inter-estado coloca uma série de desafios baseados na cidadania, nas políticas sociais, nos direitos cívicos e de propriedade, e nas responsabilidades que os Estados e os povos em África – tal como em outras partes do mundo – enfrentam. As interconexões entre os elementos formais e informais no processo urbano também sugerem uma mistura complexa de relações de dependência, interdependência, dominação e resistência que poderiam ser pesquisadas pelas suas implicações na governação. As dimensões de género e de geração específicas destas implicações na governação serão exploradas. Os processos urbanos formal e informal levantam questões sobre o impacto e a sustentabilidade ambiental, que se tornam, cada vez mais, assuntos de interesse político. Além disso, a variedade de culturas associadas à estrutura da oportunidade, do acesso e da inclusão nos contextos urbanos deve ser explorada nas suas diferentes ramificações. As consequências das demografias do meio urbano contemporâneo e o fenómeno do desemprego juvenil generalizado nos aspectos da cultura urbana teriam um interesse particular. A última questão colocada em relação a África pela Questão Urbana contemporânea é a de saber como controlar o processo urbano duma maneira que ele seja, simultaneamente, democrático e de desenvolvimento.

Os ex-participantes que pretendam assistir à conferência devem enviar resumos sobre os desafios de governação resultantes ou associados ao processo urbano em África, a partir das múltiplas perspectivas devido à diversidade dos institutos do Conselho e as várias perspectivas que os sustenta. Os resumos devem ser concisos e com uma problemática clara ligada ao tema da conferência. Eles devem ser enviados ao CODESRIA até 31 de Maio de 2008. Os autores dos resumos seleccionados serão notificados até 15 de Junho de 2008 e deverão enviar os seus documentos completos até 15 de Agosto de 2008. Os resumos e os documentos devem ser enviados para:
CODESRIA,
Programa para Ex-estudantes dos Institutos do CODESRIA,
C.P. 3304, CP 18524,
Dakar, Senegal.
Tel.: +221-33 8259822
Fax: +221-33 8241289
E-mail: alumni@codesria.sn
Site: http://www.codesria.org

No comments: