Sunday 9 March 2008

ZAMBEZIA: Ciclone "Jokwé" já faz estragos em Pebane


Recebemos do nosso corespondente na Zambezia, Atonio Zefanias inforaoes segundo as quais o ciclone 'Jogwe' destruiu uma mesquita, sete casas e parcialmente o tecto do Centro Internato da Escola Secundária local.

Quelimane (DZ) – O ciclone tropical "Jokwé" que assola a costa moçambicana, concretamente as províncias de Nampula e Zambézia, já está a causar estragos no distrito costeiro de Pebane, na Zambézia. Até ao fecho desta edição, apontavam-se como danos, a destruição de uma mesquita, cerca de sete casas de construção precária que não conseguiram resistir com a força do vento e da chuva miúda que se faz sentir naquele ponto da Zambézia.
Informações colhidas junto do administrador daquele distrito costeiro, António Santarém, dão conta que tudo começou por volta das 23 horas de sábado. O distrito, segundo Santarém, começou a registar ventos fortes e chuva miúda. Estas destruições de acordo com administrador de Pebane, foram resgistadas no posto administrativo de Nabúri, visto que se situa a norte do distrito, fazendo fronteira com a província nortenha de Nampula, onde os prejuízos são considerados enormes.
Ainda segundo o administrador Santarém, a vila sede do distrito também foi afectada pelo "Jokwé", onde registou-se uma destruição do tecto do edifício do lar da escola Secundária local, concretamente no bloco feminino. Para além desta destruição do tecto do bloco feminino, a fonte diz que também houve queda duma árvore que destruiu um cabo de transporte de energia eléctrica e que até a hora que falou ao «Diário da Zambézia», a vila sede estava a escuras. Num outro desenvolvimento, o nosso entrevistado diz que não houve vítimas humanas, quer na vila sede e quer no posto administrativo de Naburi, onde o "Jokwé" se faz sentir com maior intensidade.
Todavia, Santarém diz que espera ainda obter informações das zonas mais encostadas a costa, porque podem se registar casos dramáticos. Para fazer face a esta tempestade, o governo do distrito já mobilizou uma equipa multi-sectorial para verificar no terreno as consequências que vão acontecendo em cada momento. Soubemos do administrador que as chuvas continuam intermitentes, o que não deixa sossegado o governo distrital.
Recorde-se que a província da Zambézia, foi decretado o alerta amarelo, enquanto que para a província vizinha de Nampula, foi decretado o alerta vermelho.

Quelimane regista chuvas
Tal como o distrito de Pebane, a cidade de Quelimane, também regista chuvas intermitentes, o que não deixa os munícipes seguros. Desde sábado anoite que a cidade é assolada por chuvas, que paulatinamente vão alagando e piorando as já péssimas estradas que a cidade tem nos últimos anos.
Alguns bairros tais como Manhaua, Brandão, Vila Pita e entre outros, como sabe a situação torna-se gritante mesmo com chuvas de minutos. Agora com esta influencia do ciclone "Jokwé", a situação vai sendo pior cada vez mais. Até agora não há registo de casas desabadas, mas se as chuvas intensificarem-se, ai sim, coisas piores poderam acontecer. (Antonio Zefanias)

1 comment:

Anonymous said...

See Here or Here