Na sessao passada da Assembleia da Republica, o Ministro da Energia, Salvador Namburete, coadjuvado pelo das Financas, Manuel Chang e um ilustre deputado representante desta provincia, afirmaram de viva voz, inter alia, que a provincia da Zambezia tinha a rede rodoviaria mais desenvolvida do pais! Refiz o meu TPC, e para desgraca dos ilustres, vi que nao poderia estar mais perto da verdade e eles, coitados, quao longe dela!
Na altura, como se diz em giria popular, 'cai de quatro, pois das duas uma: ou os ministros e o ilustre deputado estavam a falar de uma outra provincia da Zambezia, situada num outro pais que nao Mocambique, ou entao estavam pura e simplesmente a faltar a verdade- o que e dupla e extremamente grave! 'Duplamente grave porque sao ilustres figuras representantes do nosso estado, e em segundo lugar porque o fizeram na magna Casa do Povo!
Durante a minha curta visita de rotina a provincia, desloquei-me no preterito fim de semana a alguns distritos, para inter alia, inteirar-me do estado das estradas, pois poderia acontecer que durante a sessao, obras de envergadura tivessem tido lugar, fazendo com que involuntariamente, faltasse a verdade!
Sai de Maputo, ou melhor, deveria ter saido da cidade de Maputo as 11.00 horas de Sexta feira (Santa), dia 21 de Marco de 2007, e esperava aterrar em Quelimane cerca das 12.30 horas a tempo de almocar com a familia e de participar na Via Sacra na missao que me viu nascer-a Missao dos Santos Anjos de Coalane.
Infelizmente as contas das LAM (Late And Maybe) como dizem os meus amigos britanicos, eram outras. Marcado para as 11.00 da manha, o voo so sairia de Maputo cerca das 21.00 horas, chegando a Cidade de Quelimane as 22.30!
Pelo adiantar da hora nada mais tive que fazer senao recolher aos aposentos! No Sabado de manha, dia 22 de Marco, nao me fiz de rogado e ao volante da Izuzu, caminhei em direccao a Mocuba e depois a Maganja da Costa.
Percorridos os primeiros 70 kms nada de grave poderia ter notado, pois a estrada, de facto se parece com as descritas pelos ilustres governantes coadjuvados pelo ilustre deputado. Mas depois de namacurra inicia a estrada construida de raiz pela Tamega. nao precisamos de ser engenheiros de construcao para notar que algo vai mal naquela rodocia! A camada de alcatrao ou asfalto e tao fina que a minima friccao podera deixar de fazer parte daquela rodovia! E caso para perguntar quem fiscaliza as obras da Tamega?
Quando cheguei a Malei, vindo de Mocuba, virei a esquerda, em direccao a Maganja da Costa! Ai e o que busil comeca!
A ponte metalica, que o ano passado impossibilitou o uso daquela via por tres meses, continua a contribuir para o fluxo Maganja-Pebane e vice versa. Apesar de transitavel, ha anos que esta via de terra batida e ''saibro necessita de manutencao e porque nao de asfalto! Pebane e um polo de desenvolvimento turistico. A Maganja da Costa, tem um potencial agro-ecologico e florestal de fazer inveja a qualquer alma humana. A piscicultura e uma actividade em franco desenvolvimento. A cultura do arroz na localidade de Nante, as aguas quentes, o Raraga com o seu esplendor infindavel, o potencial algodoeiro de Mocubela, as belas praias de Pebane ha muito que merecem um tratamento especial, e quica uma rodovia asfaltada!
Os habitantes destas regioes esquecidas de Mocambique clamam por um futuro condigno! Mas sem asfalto esse potencial continuara adormecido! E a pobreza absoluta continuara teimando em fazer parte desta parcela do pais!
Para quando a asfaltagem da estrada Malei-Pebane?
Um abraco,
MA
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