Sunday 30 March 2008

MINISTRO DA DEFESA DE PORTUGAL NO ISPU!


O Ministro de Defesa de Portugal, Prof. Dr. Nuno Severiano Teixeira, proferiu na preterita Quinta feira, no anfiteatro da' 'Politecnica' uma palestra subordinada ao tema: Europa-Africa e os desafios da Seguranca Internacional no mundo globalizado.
Severiano Teixeira, que e doutorado em Historia das Relacoes Internacionais e foi docente nas famosas universidades de California Berkley e Georgetown nos EUA, reafirmou o consenso existente na academia, segundo o qual, 'a seguranca ja nao e o que era. Ou seja que o antigo paradigma que definia a seguranca como apanagio do estado caiu em desuso, tendo sido substituido pelo conceito que o define como seguranca humana, ou estado para as pessoas onde a dignidade da pessoa humana, o respeito pelos direitos humanos, proteccao das liberdades individuais, a saude publica, as pandemias, os problemas ambientais, a problematica do esenvolvimenti economico e societal sao o prato forte.


Assentuou tambem a importancia estrategica da relacao seguranca e desenvolvimento, sendo que, ja nao e possivel separar os dois conceitos, pois trata-se de duas faces da mesma moeda, onde uma nao pode ser alcancada sem a outra. O palestrante demonstrou ao longo da sua alocucao que, de facto, sem desenvolvimento nao pode haver seguranca e, sem esta, nao pode haver desenvolvimento.

Severiano Teixeira defendeu ainda que Portugal e Mocambique, poderiam contribuir de forma exemplar para a seguranca internacional, usando o capital investido em varios anos de cooperacao militar bilateral, tendo citado como exemplo a escola de fuzileiros navais em Mocambique, que se pretende instituir como escola de excelencia para missoes de paz, com reconhecimento e certificacao da Uniao Africana e das Nacoes Unidas.

Para o ilustre orador, a importancia estrategica de Africa reside em quatro pilares:

a) Natureza Social (Custos da pobreza e necessidade de um desenvolvimento sstentatvel);

b) Natureza Politica (Peso politico do continente africano e desenvolvimento de processos de integracao regional e sub-regional);

c) Seguranca Internacional (Ameacas e riscos de natureza transnacional vis-a-vis necessidade de cooperacao internacional); e

d) Economia (Recursos naturais e energeticos -produtos alimentares, biocombustiveis, petroleo, gas).


Severiano Teixeira, dissertou ainda sobre a nova misao das forcas armadas que englobam missoes de interesse publico e a projeccao da paz e estabilidade como pilares importantes da nova doutina militar em vigor.

O palestrante, fez questao de sublinhar o paradoxo em que se encontra o continente africano, pois apesar da sua riqueza, o continente continua pobre e nele existem varios estados falhados, que sao e podem vir a ser potenciais focos de instabilidade e inseguranca internacional, pelo que sugeriu que e urgente a necessidade da criacao de uma capacidade africana para a prevencao, gestao e resolucao de conflitos.

Como nao deixaria de ser, O ministro da defesa de Portugal, chamou a sardinha a sua brasa, ao afirmar que o facto de as duas Cimeiras Africa-Europa terem acontecido durante a Presidencia Europeia de Portugal, sao prova mais do que evidente da vocacao africana da politica externa portuguesa. MA
Foto gentilmente cedida pela Ivone Soares.

No comments: