Sunday 30 March 2008

Disturbios de Fevereiro foram causados pelo aumento da tarifa dos transportes, defende Andrew Soper, Alto Comissario Britanico




O Alto Comissario Britanico em Mocambique, Andrew Soper, defendeu na passada Quinta feira em Maputo que a questao da relacao entre seguranca e desenvolmento e crucial nos dias de hoje pois tanto 'pobres como ricos, querem viver protegidos e em seguranca'. Assegurou que 'isto e verdade no meu pais, o Reino Unido, assim como e no vosso pais, Mocambique. Nos paises em desenvolvimento, as pessoas falam de proteccao e seguranca como um grande preocupacao. todos dizem que e um assunto tao importante quanto e a fome, desemprego e falta de agua potavel segura. falam acerca do medo de ataque, de serem feridos ou de sofrerem abuso fisico, incluindo precisamente nas maos das instituicoes que tem como dever protege-los, ou como resultado de conflito violento e ausencia de lei.'



Para o Alto Comissario Britanico, as pessoas pobres sofrem de forma desproporcional a falta de seguranca. Elas sao fequentemente as mais afectadas por formas directas de violencia, incluindo o crime violento, violencia sexual e violacoes pela policia local e pessoal de seguranca. As mulheres na condicao de pobres sao especialmente vulneraveis. A violencia domestica e uma causa principal de mortes e ferimentos entre mulheres pobres em todo o mundo e as mulheres te maior probabilidade de serem vitimas de violencia sexual do que os homens no lar.



Soper defendeu ainda que a inseguranca nao somente afecta as pessoas. Ela tambem dificulta o clima de investimentos e restringe o fluxo de novos investimentos para o pais. As empresas nao virao criar empregos para um pais que sofre de grave instabilidade interna.



Assim defende o ilustre palestrante, que a seguranca e o desenvolvimento estao ligados. A inseguranca, ausencia de lei, crime e conflito violento estao dentre os maiores obstaculos para a realizacao dos objectivos do Desenvolvimento do Milenio.



Ao que se refere aos acontecimentos de % de Fevereiro o Alto Comissario Britanico afirmou que 'Os disturbios que vimos no sul de Mocambique no inicio de Fevereiro deste ano foram provocados pelo aumento da tarifa dos transportes. os linchamentos que tem ocorrido em Chimoio e Beira nos ultimos meses tambem demonstram os desafios que permanecem nos sectores da justica e seguranca'.



Soper, falava na sessao inaugural do seminario sobre 'Seguranca e desenvolvimento e o papel da sociedade civil; organizado pelo Fomicres, decorrido no hotel VIP em Maputo, entre os dias 27 e 28 de Marco de 2008.

No comments: