Thursday 27 March 2008

Com nomeacao de novo ministro da defesa- Equilibrio etnico re-estabelecido!


Trata-se de Filipe Nhussi, ex-administrador executivo dos CFM

O Presidente da Republica, Armando Guebuza, restabeleceu o equilibrio etnico na gestao do poder em Mocambique, ao exonerar ontem Tobias Dai, do cargo de Ministro da Defesa Nacional, e ao nomear em despacho separado, Filipe Jacinto Nhussi, de 49 anos para o mesmo cargo.

Esta nomeacao ocorre um ano depois das explosoes nos paiois de Malhazine, que vitimaram mais de 100 cidadaos nacionais e destruiram varias residencias e bens economicos. Desde entao, a opiniao publica nacional tem vindo a pedir a cabeca de Dai, por sinal cunhado do chefe de estado.

A nomeacao do novo timoneiro ocorre uma semana depois de Guebuza ter mandado para a reserva o Chefe e Vice-Chefe do Estado Maior das Forcas Armadas de Defesa de Mocambique, nomeadamente, General Lagos Lidimo e Tenente General Mateus Ngonhamo.

A nomeacao de Nhussi, vem restituir o equilibrio na gestao etnica do poder em Mocambique, desiquilibrado semana passada com a passagem a reforma do General Lagos Lidimo.

Observadores atentos a politica mocambicana argumentavam que a saida de Lidimo das forcas armadas, nao era bem vista pelos macondes, uma etnia que se notabilizou na luta de libertacao de Mocambique, e que desde a independencia nacional tem dominado as hierarqias militares no ministerio da defesa. A substituicao de Lidimo (Maconde) por Paulino Macaringue (Ronga-Changana), desiquilibrava a correlacao de forcas e a balanca de poder etnico-politico, pelo que a nomeacao de Nhussi (Maconde), vem restabelecer. Lembre-se que Alberto Chipande (Maconde), foi Mnistro da Defesa Nacional de 1975 ate a decada 1990.

No comments: