Thursday 27 March 2008

Em Mocambique: nomeacao de novo ministro dos negocios estrangeiros e uma oportunidade que deve ser explorada para lancar a imagem do pais no exterior!

Defende Alex Vines, Director para Africa do Instituto Real Britnico para Assuntos Internacionais

Vines defendeu esta tese numa palestra proferida ontem a tarde, nas instalacoes do Centro de Conferencias Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo.

Na ocasiao, o palestrante que dissertava sobre 'Integracao Regional na Africa Austral: Desafios e Oportunidades', defendeu que a imagem de Mocambique na arena internacional ficou ofuscada, devido a pouca actuacao e visibilidade do pais em assuntos de caracter internacional nos ultimos anos, tendo constatado que a nomeacao de um novo ministro dos negocios estrangeiros, pode ser vista como uma oportunidade impar para mudar a face do pais no exterior.

Vines, argumentou, dando como exemplo o caso da negociacao dos Acordos de Parceria Economica, que os interesses nacionais de Mocambique eram distintos e de alguma forma conflictuantes com os da Africa do Sul. O facto de a Africa do Sul ter negociado um acordo bilateral de parceria com a Uniao Europeia acrescido ao facto de se ter juntado a iniciativa de paises como a India e a China, mostram que a Africa do Sul tem uma agenda mais comum com os paises de renda media, do que com paises de renda baixa como Mocambique.

Respondendo a uma pergunta colocada por um dos participantes, Vines recordou e enalteceu o papel crucial que Mocambique desempenhou na independencia do Zimbabwe, tendo destacado a contribuicao de Fernando Honwana, na altura assessor do presidente Samora Machel, nos acordos de Lancaster House.

Vines reconheceu ainda que o governo de Blair, ao optar por uma diplomacia de barulho ou publica em relacao ao Zimbabwe, diminuiu as suas possibilidades de desempenhar um papel construtivo no processo de transicao no Zimbabwe.

No comments: