Friday, 7 March 2008

Comunidades Mineiras em Nampula: O caso de Jagoma



Desta vez trazemos novidades fresquinhas de Jagoma onde o nosso correspondente em Nampula, manteve uma conversa com Dino Amisse, presidente da mesa da Assembleia da Associação Mineira de Jagoma, AMIJAG, sobre a situacao da sua comunidade.

De acordo com o entrevistado nos últimos tempos, as comunidades locais em Jagoma tem enfrentando inúmeras dificuldade na exploração mineira, em detrimento de estrangeiros, por um lado, e por outro, pela falta de meios apropriados para a exploracao mineira.

Segundo aquele interlocutor, a iniciativa da ADECOR, em propor a revisão da Lei que regula a exploração mineira é deveras de apoiar e aderir, "porque imagine nós que somos os donos das terras nunca somos consultados quando pretende-se fazer uma actividade desta natureza" – referiu. Amisse, revelou ainda que "o que acontece é que as propaladas consultas comunitária, nunca sao feitas para se saber se a referida área tem valores tradicionais ou não, dai que ninguém sabe a nossa posição a esse respeito".

A nossa fonte disse ainda que em termos de favoritismo, os operadores locais, tem sido vitimas de exclusão por parte das autoridades de direito, pelo facto dos mesmos não disporem de meios suficientes para a exploracao mineira.

Amisse disse que no âmbito do Fundo de Fomento Mineiro, a sua agremiação recebeu uma motobomba, que nunca funcionou devidamente, o que para ele, "isso revela a ineficácia da lei mineira" – concluiu.

No comments: