Thursday, 21 February 2008

UMA IDEIA A APOIAR! Mais equipamento para a producao agricola



Esta e uma daquelas medidas do governo que merece o apoio e aplauso! So com accoes desta envergadura e que venceremos a batalha da criacao da riqueza e combate a pobreza!

Esta de parabens o Ministerio da Agricultura e quica o novo titular, Soares Nhaca!


Mais de 30 tractores são esperados para a produção agrícola, entre finais deste mês e princípio de Março, no Centro de Máquinas da Manhiça, no posto administrativo 3 de Fevereiro, em Maputo, para posterior distribuição pelos agricultores de todo o país. Trata-se de equipamentos para vender aos camponeses num sistema “leasing”, onde os interessados têm como condição de levantamento o pagamento 33 porcento do valor, 443 mil meticais.

Liquidado este valor, o produtor poderá proceder ao levantamento do seu tractor e o remanescente pago em quatro prestações durante dois anos, com juros bonificados, o que se espera venha a favorecer o fomento da produção agrícola.
Este é o segundo grupo de equipamento agrícola financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrícola. O primeiro veio no ano passado, sendo constituído, não só por tractores, mas também por um outro tipo de máquinas, como auto-combinadas, que se encontram a operar em regime de aluguer, basicamente nos distritos da zona sul, com grande potencial de produção de arroz.
De um grupo de doze auto-combinadas importadas no ano passado, mais de metade estão alocadas nos diversos centros de produção, como o regadio de Chókwè, Macia e em Matutuine, estando a ser preparadas outras máquinas para os campos de produção.
De acordo com Marcelino Fulane, director-técnico do Centro de Máquinas da Manhiça, tanto os tractores como auto-combinadas estão a ter uma aceitação que sugere um aumento nos investimentos feitos pelo governo neste domínio, uma vez que está a crescer solicitação de máquinas por parte dos camponeses, quer para comprar como para alugar.
“As auto-combinadas são exclusivamente para aluguer enquanto os tractores são para a venda. Achamos que esta componente de tractores está a ter uma grande aceitação por parte dos agricultores, porque da primeira vez recebemos 27 máquinas e todas foram vendidas e os compromissos assumidos honrados. Presentemente temos muitos pedidos que nem sabemos se estamos em condições de satisfazer”, disse Fulane, para quem este programa tem como principal objectivo colocar o equipamento ao alcance do agricultor.
Como forma de minimizar os custos de operação por parte dos agricultores, o Parque de Máquinas garante qualquer tipo de manutenção dos tractores fornecidos, a título gratuito, o que se acredita vai contribuir bastante para impulsionar a produção.

No comments: