Tuesday 26 February 2008

CHIMOIO: A 'MAO INVISIVEL' TORNOU-SE VISIVEL?


O Edson Macuacua em entrevista alegou que aS manifestacoes eram obra de uma 'mao invisivel, parecida com a mao invisivel de Adam Smith. Ora acontece que em Chimoio parece que a policia esta prendendo pessoas por terem 'participado' nas manifestacoes. Ora, se usarmos um pouco da nossa logica das duas uma: ou a mao invisivel deixou de ser invisivel, tendo ja rostos, ou entao nunca existiu mao invisivel. Caro Edson, em que ficamos? Com a mao ou sem ela?

Polícia detém supostos agitadores das manifestações em Chimoio

Chimoio (Canal de Moçambique) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) na capital da província de Manica, está desde sábado último a efectuar detenções de cidadãos que apenas por presunção considera serem os agitadores das manifestações ocorridas no último fim-de-semana na cidade de Chimoio. Até à manhã de segunda-feira (25.02.08) haviam sidos recolhidos em celas 33 pessoas, na sua maioria do sexo masculino.
De acordo com uma fonte policial do comando provincial da PRM, “tais indivíduos detidos estavam em frente dos tumultos que provocaram mortes e enormes estragos na economia da cidade, em particular, e província, em geral”.
A mesma fonte disse ao «Canal de Moçambiquel» que no momento estava a decorrer uma triagem prometendo-se continuar a fazer mais detenções de indivíviduos que poderão vir a serem acusados de crime de homicídio voluntário.
Entretanto, alguns cidadãos contactados pelo «Canal de Moçambique» afirmam que a Polícia está a procura bodes expiatórios para justificar o seu próprio insucesso no combate ao crime em Chimoio e na Província de Manica.
"A PRM até devia agradecer à população que matou os bandidos e destruiu o seu esconderijo. Isso que estão a fazer é procurar agradar aos seus patrões, que também são malfeitores", disse uma cidadã que denunciou a detenção do seu namorado.
Outros cidadãos contactados pela reportagem do «Canal de Moçambique» em Chimoio afirmam que as detenções que estão a ocorrer poderão criar uma outra revolta popular se as mesmas não forem feitas com justiça. Um deputado da Renamo-União Eleitoral em Maputo informou o «Canal de Moçambique» que recebera ou fim da manhã de ontem informações de um responsável do seu partido em Chimoio, dado conta que a Polícia havia detido 29 elementos da Renamo alegando que eram agitadores dos tumultos mas que a Polícia ao tomar conhecimento que Afonso Dhlakama se preparava para dar uma conferência de imprensa na Beira para denunciar o facto os tais 29 elementos foram imediatamente postos em liberdade.

(Redacção com Jose Pedro, em Chimoio)

No comments: