Thursday, 21 February 2008

Grande descoberta Sr. Ministro! -No nosso pais existem graves problemas de saneamento!


O Ministro da Saude do nosso pais o dinamico Dr. Paulo Ivo Garrido acaba de fazer uma 'descoberta genial', que certamente o levara a ganhar o Premio Nobel da Saude!

Depois de tres anos como titular da pasta da saude, o nosso compatriota acaba de descobrir. nada menos e nada mais aquilo que todo o pobre mortal ja sabe- 'que o noosso pais'tem graves problemas de saneamento'! '

E mais, o nosso querido ministro acaba de anunciar que o Chefe de Estado ira auscultar a religiosos, lideres comunitarios ara saber que medias tomar para limitar o numero de criancas e maes que morrem em partos! Whhhaaaauuuuu! Dai certamente que vira oura 'descoberta genial'!

Queremos inventar a roda? Sera que ainda nao se sabe o que e que se deve fazer nesses casos?

Oh sr. Ministro, give me a break! E ja agora amiga Conceicao, quem disse que isso e 'noticia?'

Um abraco

Existem graves problemas de saneamento
-afirma ministro da Saúde, Ivo Garrido

Maputo (Canal de Moçambique) – O nosso país tem graves problemas de saneamento que não foram resolvidos durante muitos anos por isso que nos últimos tempos os surtos de doenças ocorrem com enorme facilidade disse ontem em conferência de imprensa, o titular da pasta do Ministério da Saúde, Ivo Garrido. Ivo Garrido diz que "vamos trabalhar de forma a inverter o cenário de saneamento do meio. Vamos apostar pela prática do que teoria empregue em anos transactos de forma que existam mudanças palpáveis". "Queremos iniciar uma nova etapa relacionada com questões do saneamento do meio e higiene. Temos que parar de lamentar e criticar para agir e corrigir o errado em tempo útil", garantiu Ivo Garrido. Ainda segundo o ministro da Saúde, Ivo Garrido "o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza esta próxima semana vai auscultar os líderes religiosos, comunitários, mulheres e pessoal de saúde como forma de se inteirar do elevado número de mulheres e crianças que perdem a vida por complicações de parto e a nascença". "Armando Guebuza precisa de auscultar os diversos sectores da sociedade para juntamente encontrar uma forma de articular o caso das mulheres e crianças que perdem a vida por complicações de parto e a nascença", disse Ivo Garrido. Garrido acrescenta ainda que "existem muitos problemas de complicações antes e depois do parto na zona rural. Encontramos muitas mulheres e crianças na zona rural que perdem a vida". Por outro lado Ivo Garrido reconheceu que "não estamos com uma situação boa. A situação da cólera é má". Acrescenta ainda que "estamos com cólera na cidade e Província de Maputo, Gaza, Tete, Manica, Sofala, Cabo Delgado e Zambézia". Ainda segundo ele "a cólera aparece como consequência de problemas de saneamento do meio. Muitas vezes as condições não são das melhores por isso que rapidamente aparecem surtos de cólera". "O nosso saneamento do meio é ineficiente. Temos que apostar seriamente no saneamento do meio", disse Ivo Garrido. Referir que ontem a capital moçambicana, Maputo acolheu o evento da iniciativa presidencial para saúde da mulher e criança e a partir da próxima semana vai acolher o início da campanha nacional de saneamento do meio e da promoção de higiene.
(Conceição Vitorino)

No comments: